A Federação Paulista de Futebol divulgou neste domingo (1º de fevereiro) a súmula oficial do clássico entre São Paulo e Santos, vencido pelo Tricolor por 2 a 0. O documento foi publicado após a partida ganhar repercussão por conta de acusações feitas por jogadores das duas equipes envolvendo a conduta do árbitro João Vítor Gobi, especialmente em relação a uma suposta ofensa direcionada ao lateral Vinicius Lira, do Santos. A informação consta no relatório oficial da arbitragem divulgado pela FPF.
No texto da súmula, não há qualquer registro sobre a alegada fala do árbitro ao atleta santista. Em contrapartida, João Vítor Gobi descreveu episódios de reclamações consideradas excessivas por parte de integrantes do Santos, incluindo um jogador e um dirigente do clube.
Expulsão de Gabriel Menino e relato registrado pelo árbitro
Ainda no primeiro tempo do confronto, o meia Gabriel Menino recebeu cartão vermelho. Na súmula, o árbitro detalhou tanto o motivo da expulsão quanto o comportamento do atleta após a decisão disciplinar.
“Motivo: Por dar uma entrada, atingindo com a perna, a perna de seu adversário de número 8, senhor Marcos Antônio Silva Santos de maneira temerária na disputa de bola. Após ser expulso, o mesmo disse as seguintes palavras a mim: ‘Você é uma m****, você é um m**** rapaz’. Informo ainda que, ao sair do campo de jogo, chutou um dos ‘multiball’ que estava ao lado da meta de sua equipe”, escreveu João Vítor Gobi no documento.
O relato faz parte do material que será analisado pelos órgãos disciplinares da competição, conforme prevê o regulamento do Campeonato Paulista.
Dirigente do Santos também é citado na súmula
Outro ponto destacado pelo árbitro envolve a atuação de Alexandre Mattos, diretor executivo de futebol do Santos. De acordo com o juiz, o dirigente entrou no gramado ao final do primeiro tempo e seguiu a equipe de arbitragem até a entrada do vestiário, questionando as decisões tomadas durante a etapa inicial.

Calleri jogador do Sao Paulo disputa lance com Joao Schimidt jogador do Santos durante partida no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
“Informo que ao término do primeiro tempo, quando a equipe de arbitragem ainda se encontrava em campo, adentrou e venho em nossa direção o sr. Alexandre Mattos identificado como diretor executivo de futebol do Santo FC, reclamando contra as decisões da equipe de arbitragem, proferindo as seguintes palavras: ‘você não tem critério nenhum’, informo ainda que o mesmo nos acompanhou até a porta do vestiário da equipe de arbitragem e, de modo ostensivo, continuou contestando nossas ações durante o 1o tempo da partida”, registrou o árbitro.

Veja também
Isac atrai europeus, mas São Paulo prioriza renovação após assédio de Mônaco e Shakhtar
Opinião da redação do Antenados no Futebol
A súmula apresentada pela Federação Paulista cumpre o papel de documentar oficialmente os acontecimentos relatados pela arbitragem, independentemente das versões apresentadas após o jogo. Em clássicos marcados por alta tensão, episódios de contestação tendem a ganhar grande repercussão, mas é o relatório formal que serve como base para eventuais julgamentos. O caso reforça a importância do controle emocional em partidas decisivas e do uso dos canais institucionais para questionamentos posteriores.




