Classificado em décimo lugar no Brasileirão da Série B, o Sport Club do Recife vem tendo alguns percalços neste início de temporada. O time foi vice-campeão da Copa do Nordeste, após ter perdido decisão nos pênaltis dentro da Ilha do Retiro lotada. Como se não bastasse isso, o clube ainda vem tentando equilibrar as finanças para não ter ainda mais prejuízos.

Isso porque o Leão possui pendências financeiras com relação à ausência de pagamento de 496 credores distintos. Somadas, as dívidas ultrapassam a ordem de quase 150 milhões de reais, sendo que, muito provavelmente esta quantia será reajustada, uma vez que outros processos judiciais, o quais ainda não foram julgados, estão correndo na Justiça.

Em razão disso, a estimativa da diretoria rubro-negra é a de que esse valor possa ainda mais do que duplicar, podendo chegar na casa dos 350 milhões de reais. Entretanto, o clube divulgou recentemente que pretende elaborar um plano de recuperação judicial para abater os juros dessas dívidas e, de alguma forma, reduzir o passivo de crédito do devedor junto aos credores.

Trata-se de um documento de mais de 3 mil páginas que foi elaborado pela diretoria do Sport, a fim de detalhar todos os débitos que ainda não foram pagos pelo clube recifense. A Proposta de Recuperação Judicial (PRJ) foi apresentado pelo presidente Yuri Gusmão em reunião com alguns dos credores. Ela propõe um deságio de 80% da dívida , algo que na prática, o Leão está propondo pagar 20% do que realmente deveria aos clubes.

“Existe uma série de outros valores que estão sendo discutidos em processos judiciais. Se o Sport for condenado, o valor vai passar a integrar o PRJ”, admitiu o advogado João Guilherme Ferraz, o qual contempla o setor jurídico do Sport Club Recife.