Palmeiras

Leila Pereira, do Palmeiras, não se cala após fala de Bap, do Flamengo, contra jornalista

A Globo também se posicionou oficialmente, por meio de comunicado publicado

leila pereira presidente do Palmeiras durante partida contra o Santos no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
© Ettore Chiereguini/AGIFleila pereira presidente do Palmeiras durante partida contra o Santos no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Leila Pereira se posiciona após fala de dirigente do Flamengo

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, usou suas redes sociais na quarta-feira, 24, para se manifestar sobre a repercussão negativa envolvendo o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap. A declaração ocorreu após um episódio registrado durante a apresentação do balanço financeiro rubro-negro referente à temporada de 2025.

No evento, o dirigente do Flamengo fez comentários ofensivos direcionados a uma jornalista do Grupo Globo, em meio a críticas sobre a cobertura e os investimentos no futebol feminino. Sem mencionar o nome da profissional, Bap utilizou termos pejorativos ao rebater questionamentos sobre a condução da modalidade no clube.

Entre as falas, o mandatário afirmou:
“Quais são os fatos: audiência crescente (do futebol feminino). Se compara com o futebol masculino? Não, mas não pode ser essa diferença. A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribui aos clubes”.

PUBLICIDADE

Na sequência, completou com um tom considerado ofensivo:
“Tem lá a ‘nariguda da Globo’ que fica falando mal da gente e tudo mais, do futebol, que não estimula… dá vontade de falar: ‘Filha, convence a sua empresa a colocar R$ 10 milhões, R$ 20 milhões por ano em direito de transmissão que a coisa fica melhor. Pau que dá em João tem de bater em Maria também”.

Reação da presidente do Palmeiras ganha destaque

A repercussão foi imediata, e Leila Pereira se manifestou publicamente em apoio à jornalista Renata Mendonça, classificando a postura do dirigente do Flamengo como inadequada. Em sua publicação, a presidente alviverde foi direta ao apontar o caráter do ataque.

“Minha solidariedade à competente jornalista Renata Mendonça, vítima de um ataque machista feito pelo presidente do Flamengo. De um dirigente de um grande clube, espera-se condutas exemplares, nunca misoginia”, escreveu Leila.

PUBLICIDADE

Ela ainda completou:
“Infelizmente, ainda existem homens que desprezam o trabalho das mulheres no futebol. Mas não vamos baixar a guarda! Seguiremos lutando para mostrar que lugar de mulher é onde nós quisermos!”.

Opinião da redação do Antenados no Futebol

O episódio expõe um problema recorrente no futebol brasileiro, que vai além da rivalidade esportiva. Dirigentes ocupam cargos de liderança e precisam compreender o peso de suas palavras, especialmente quando o tema envolve igualdade e respeito. A manifestação de Leila Pereira foi firme, coerente e necessária, ao reforçar que críticas podem e devem existir, mas jamais por meio de ofensas pessoais ou ataques de cunho machista. O debate sobre o futebol feminino precisa ser tratado com seriedade, responsabilidade e diálogo institucional.

SP – SAO PAULO – 31/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, CORINTHIANS X PALMEIRAS – leila pereira presidente do Palmeiras durante partida contra o Corinthians no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

SP – SAO PAULO – 31/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, CORINTHIANS X PALMEIRAS – leila pereira presidente do Palmeiras durante partida contra o Corinthians no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

PUBLICIDADE
Rômulo, emprestado pelo Palmeiras, é anunciado pelo Novorizontino

Veja também

Solidariedade e posicionamento da emissora

A Globo também se posicionou oficialmente, por meio de comunicado publicado no site “Ge”, condenando as declarações do dirigente rubro-negro.

“A Globo repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja”, afirmou a emissora.

Além disso, profissionais da imprensa esportiva e mulheres ligadas a clubes brasileiros se uniram em manifestações de apoio à jornalista nas redes sociais. A frase “Nem no Natal o machismo tira folga” simbolizou a mobilização e reforçou a cobrança por mudanças de postura dentro do ambiente esportivo.

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Leila Pereira sobre retorno de Bia Zaneratto no Palmeiras: “Existem conversas”
Futebol Feminino

Leila Pereira sobre retorno de Bia Zaneratto no Palmeiras: “Existem conversas”

Criciúma conta com avião de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, na Série B
Palmeiras

Criciúma conta com avião de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, na Série B

Rosana Augusto sobre Leila Pereira: “Entende o lado feminino”
Futebol Feminino

Rosana Augusto sobre Leila Pereira: “Entende o lado feminino”

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo