VAR expõe confusão em expulsão de Charles e revolta o Corinthians
O Corinthians saiu de campo indignado após a derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino, em Bragança Paulista, pela 32ª rodada do Brasileirão. O clube terminou a partida com dois jogadores a menos, José Martínez e Charles foram expulsos, e o áudio do VAR divulgado nesta sexta-feira revelou indecisão e ruído de comunicação entre os árbitros no lance que gerou o cartão vermelho direto a Charles.
Durante a análise, o árbitro assistente Fabrini Bevilaqua Costa inicialmente defendeu a expulsão, afirmando: “Manda embora, Edina. Deu um tapa na cara do cara.” Logo depois, porém, recuou: “Eu vejo um tapa, mas não sei se acerta ou se ele finge que acerta.” O VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral também demonstrou hesitação: “É um tapa no braço, ele dá um tapa. Não dá um soco, ok?”, até confirmar a decisão final: “Edina, checado e confirmado. O número 35 desfere um tapa no rosto do seu adversário.”
Árbitra Edina Alves aplica vermelho sem revisão no monitor
Mesmo com as divergências entre os integrantes da cabine, a árbitra Edina Alves Batista decidiu aplicar o cartão vermelho direto a Charles, sem consultar o monitor de campo.
Na súmula, o assistente Fabrini relatou: “Aos 50 minutos do segundo tempo, eu, Fabrini Beviláqua, assistente número 1, informei a árbitra Edina Alves Batista que o atleta de número 35, Charles Rigon Matos, da equipe visitante, desferiu um tapa no rosto de seu adversário de número 10, senhor Jhonatan do Santos Rosa, cometendo uma conduta violenta com o jogo paralisado.”
O episódio ampliou a revolta dentro do elenco corintiano. Jogadores cercaram a árbitra em campo, pedindo que o lance fosse revisto, enquanto membros da comissão técnica protestavam no banco de reservas. O clube deve encaminhar um pedido formal à CBF solicitando esclarecimentos sobre a decisão.
Presidente Osmar Stabile chama decisão de “aberração” e cobra CBF
Após o jogo, o presidente Osmar Stabile classificou o episódio como uma “aberração” e criticou duramente a arbitragem. Em declarações contundentes, ele afirmou: “Achei uma aberração o que aconteceu aqui hoje. Não estamos discutindo se (o árbitro) é homem, mulher, quem é que está, estamos falando da arbitragem. O critério que foi utilizado, a gente não está discutindo se foi ou não foi, estamos discutindo o critério.”

SP – BRAGANCA PAULISTA – 05/11/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X CORINTHIANS – CHARLES jogador do Corinthians recebe cartao vermelho do arbitro durante partida E RECLAMA MUITO, contra o Bragantino no estadio Cicero De Souza Marques pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF
O dirigente também destacou a falta de coerência nas decisões tomadas pela equipe de arbitragem. “Os critérios não estão sendo bem adotados, a forma que está sendo utilizado não é boa, temos que treinar melhores os árbitros, para que eles usem os mesmos critérios para um lado e para o outro. Os critérios não são bons, a gente vê vários jogos com pênaltis sendo marcados.”

Veja também
Corinthians estuda fazer empréstimo de R$ 100 milhões com a LFU para fechar o ano
Com a derrota, o Corinthians permaneceu na 10ª colocação, com 42 pontos, enquanto o RB Bragantino chegou aos 39 e subiu para o 12º lugar.




