Comunicado

A diretoria do Grêmio, na última terça-feira (26), informou que o volante Villasanti, passou por cirurgia para a reconstrução do ligamento cruzado anterior e do menisco. Embora o clube seja de Porto Alegre, o atleta solicitou que a operação fosse feita em São Paulo, no Hospital Albert Einstein.

O jogador nunca tinha lesionado o joelho desta forma. Aliás, aos 28 anos, nenhuma contusão séria tinha feito parte da carreia do camisa 20 gremista. Lembrando que, o lance ocorreu no dia 17 de agosto, na Arena MRV, na vitória de virada do Imortal, por 3 a 1.

RS – PORTO ALEGRE – 23/07/2025 – COPA SUL-AMERICANA 2025, GREMIO X ALIANZA LIMA – Mathias Villasanti jogador do Gremio durante partida contra o Alianza Lima no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Copa Sul-americana 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Processo de recuperação

Esse processo cirúrgico teve como médico-chefe, o doutor Carlos Frutos, que é da seleção do o Paraguai. Além disso, o ortopedista dos gaúchos, Lucas Oliboni, esteve presente. A partir disso, o paraguaio volta ao Rio Grande do Sul, no sábado (30), para seguir o cronograma.

Para azar do Grêmio, o compatriota de Villasanti, Fabián Balbuena, também, não joga mais em 2026. Portanto, o Paraguai, terá essas duas baixas nos duelos decisivos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Líder do elenco

O Grêmio que estava em busca de mais lideranças para o vestiário, perde um dos seus pilares. Afinal, o paraguaio, é o segundo mais antigo deste elenco. Treinado por Mano Menezes, desde o mês de abril, não vivia boa fase.

Por conta disso, o zagueiro Kannemann segue isolado e ídolo do tricolor gaúcho, como o mais velho da instituição, em campo. Enquanto isso, Villasanti, nesta temporada, acabou estendendo o contrato atual até 2029.