Gamarra vive fim de ciclo no Cruzeiro?
Mateo Gamarra pediu para deixar o Cruzeiro no meio do ano, mas o técnico Leonardo Jardim barrou a saída. Emprestado pelo Athletico-PR, o zagueiro paraguaio se tornou a quinta opção na defesa e fez apenas sete jogos pela Celeste em 2025.
Em entrevista à rádio Rock&Pop Paraguay, Gamarra deu detalhes da situação e explicou que a lesão de outro zagueiro (na época, João Marcelo) impediu que houvesse uma transferência para o Olimpia, o seu último clube no Paraguai.
“Sim, eu estava falando com o treinador [Jardim], porque havia quatro zagueiros comigo. Um estava voltando de lesão, e faltava cerca de três semanas para ele voltar. Ficamos em cinco. Então, eu falei com o treinador. Me dou bem com todo o grupo, estou feliz, mas necessito sair. Queria ter a possibilidade de ele me ajudar a sair, porque preciso ter minutos“, revelou o paraguaio.
Elogios de Jardim, mas insistência pela permanência
Na entrevista, Gamarra esclarece a posição de Leonardo Jardim. O treinador português teria elogiado o profissionalismo do defensor, mas não permitiu que houvesse a liberação para uma transferência durante a temporada.
“Minha posição é outra história. Não gosto de estar na reserva e nem estar separado (do grupo). Ele me disse que era difícil me deixar sair, porque só tinham três zagueiros com ele e quatro comigo. Que o outro, como ainda estava voltando de lesão, não podia me deixar sair. Me disse também que gosta do profissionalismo que tenho. Sou muito disciplinado”, contou o zagueiro.
“Nunca fui um mal companheiro ou fiquei com a cara larga (situação desconfortável). Eu insisti umas três vezes, e ele me disse: ‘Não, não, não’. Então, para não sair mal e fechar a porta para o futuro de um jogador paraguaio, não insisti mais. Mas havia a possibilidade de voltar (ao Olimpia). A minha intenção era essa, para ele poder considerar essa volta“, explicou Gamarra.

MG – BELO HORIZONTE – 29/03/2025 – BRASILEIRO A 2025, CRUZEIRO X MIRASSOL – Gamarra jogador do Cruzeiro durante partida contra o Mirassol no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF
Gamarra ganhará oportunidade em Cruzeiro x Vitória?
Com a suspensão dos titulares Fabrício Bruno e Villalba, Jardim deve promover a entrada de João Marcelo e Jonathan como a dupla de zaga titular contra o Vitória neste sábado (1), às 16h (de Brasília), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gamarra, assim, volta a ser opção no banco. Ele não entra em campo há mais de cinco meses, desde o empate com o Unión Santa Fé em 28 de maio.

Veja também
Leonardo Jardim define Jonathan Jesus como substituto de Fabrício Bruno no Cruzeiro
Opinião da redação do Antenados
Com uma temporada desgastante e o acúmulo de jogos, Jardim não quis perder uma opção para a zaga. No entanto, deveria ter repensado: Gamarra, de 26 anos, praticamente pausou a sua carreira com um ano sem atuar. De convocado à Seleção do Paraguai para esquecido no Cruzeiro. Se vai ser a quarta ou, até mesmo, a quinta opção da zaga, era melhor ter deixado jogar em outro lugar.




