Davide poderá mudar o Botafogo?
Davide Ancelotti indicou uma mudança no esquema do Botafogo, após o empate com o Santos por 2 a 2 no Estádio Nilton Santos, no último domingo (26). O treinador italiano avaliou que a partida diante do Peixe estava “controlada” antes do pênalti que garantiu a igualdade aos visitantes.
“Acho que o jogo estava controlado até o pênalti. É um jogo onde temos mais de uma oportunidade na segunda etapa. Eu lembro algumas muito claras, onde o último passe não foi certo, alguns remates dentro da área. Então, acho que, animicamente, o time estava controlando bem o jogo. Depois, quando eles empataram o jogo com o pênalti, o time procurou um resultado positivo até o final. Acho que, nesse sentido, o time trabalhou bem”, disse o comandante.
Na sequência, Davide deu sinais de que poderá alterar o esquema tático do Botafogo para utilizar uma linha com três volantes, deixando o 4-2-3-1 para um novo 4-3-3 para o compromisso importante contra o Mirassol.
“Na minha cabeça, agora, quem será que vai ser o titular contra o Mirassol? Ainda não sei, mas não posso falar disso hoje, porque temos uma semana de treino. Então, eu quero competitividade dentro do time. Acho que temos a possibilidade de jogar com três volantes, claramente. Acho que podemos adaptar Correa e Savarino em jogar em uma posição mais de volante que de meia, também. Acho que Savarino e Correa podem jogar em um 4-3-3 pela esquerda, dependendo do que você vai pedir. Eu cheguei aqui pensando que eles só poderiam jogar como meia, mas posso trocar de ideia. Então, eu tenho muito tempo para pensar daqui ao sábado”, admitiu o italiano.
Variações no ataque
Em seguida, Davide explicou como pode variar o ataque do Glorioso. Ele destacou a imprevisibilidade de Jeffinho, que deu as duas assistências para os dois gols de Correa contra o Santos. O treinador detalhou o porquê da equipe concentrar mais a criação ofensiva pelo lado direito.
No lado direito, temos um pouco mais de concentração, porque normalmente atacamos mais com um ponta que joga por dentro. Pode ser Artur, pode ser Santi. Não temos um ponta aberto, então atacamos mais com Vitinho, na amplitude. E acontece que temos um encaixando, um volante pelo lado direito. Isso provoca que temos uma superioridade, às vezes, nesse lado. Então, por isso, concentramos mais passos e mais ataques no lado direito“, explicou ele.

RJ – RIO DE JANEIRO – 26/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, BOTAFOGO X SANTOS – Davide Ancelotti tecnico do Botafogo durante partida contra o Santos no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
“No lado esquerdo, temos o ponta aberto, muitas vezes, com Telles ou Cuiabano jogando na segunda linha. Então temos, às vezes, um pouco menos de superioridade, porque Savarino ou Correa gostam de se mover, não sempre ficam na posição como pode ficar um Santi pela direita. Jeffinho é um jogador que tem a confiança, claramente, do treinador. É um jogador perigoso, desequilibrante, que acho que esse time precisa, porque é um jogador de um contra um, um jogador de último passe. É algo que não sempre temos nesse time. Então, por isso, é um jogador tão importante para mim”, elogiou Davide.

Veja também
Alex Telles vê Botafogo mais distante do G-4 com empate, mas avisa: “Aqui nunca se joga a toalha”
Próximo compromisso
Depois do Santos, o Botafogo volta a campo para um duelo importante pelo G4 contra o Mirassol neste sábado (1), às 18h (de Brasília), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Campos Maia.




