Gerson chegou ao Cruzeiro como o grande reforço da Raposa para a temporada 2026. No entanto, os primeiros jogos têm sido difíceis para o meia ex-Zenit e, diante deste cenário, o técnico Tite decidiu mudar o posicionamento do camisa 11 dentro de campo.
Tite recebeu críticas por escalar Gerson como meia pela direita, função que exerceu no Flamengo em 2024 com o atual técnico cruzeirense. No último domingo (1º) contra o Betim pelo Campeonato Mineiro, o canhoto foi escalado como segundo volante.
Gerson muda de função com Tite
Como destacou a Rádio Itatiaia, a mudança no posicionamento de Gerson, que jogou mais centralizado, ajudou na construção da saída de bola da equipe celeste. A bola circulou mais e passou pelo canhoto na armação de jogadas.
Vale frisar que em sua primeira passagem no Flamengo, entre 2019 e 2020, Gerson cumpriu a função de segundo volante. Versátil, o jogador de 28 anos ganhou o apelido de “Coringa” justamente por exercer múltiplas funções em campo.

Tite tecnico do Cruzeiro durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
“Quando tem o Gerson, que faz externo e meia, ele vai dividir ações de criação por dentro. O Christian pode jogar numa segunda posição de meio-campo, pode jogar pelo lado esquerdo, há versatilidade nesses jogadores. Porque, inevitavelmente, durante os jogos, vai acabar acontecendo, como acabou acontecendo neste momento”, disse Tite em coletiva após a derrota do Cruzeiro para o Democrata no Mineiro.
A Itatiaia também acrescentou que, com a ida de Gerson para a função de segundo volante, Lucas Silva foi para o banco diante do Betim. Isso também afetou o posicionamento de Christian, que jogou aberto pela esquerda, e Arroyo, aberto pela direita. A tendência é que o Coringa siga cumprindo este papel nos próximos jogos contra Coritiba, pelo Brasileirão, e diante do América-MG no clássico pelo estadual.
Opinião do Antenados no Futebol
A versatilidade de Gerson amplia o leque de opções do técnico Tite. Apesar de ter se destacado na direita em outros momentos, o canhoto não conseguiu repetir a dose neste início de Cruzeiro. Sendo assim, uma mudança pontual no posicionamento pode ajudar bastante o atleta a engrenar com a camisa celeste.

Veja também
Cruzeiro confirma lesão muscular de Chico da Costa e período longe dos gramados é revelado




