Bobadilla segue como assunto
O São Paulo segue de férias durante a pausa no calendário provocada pela Copa do Mundo de Clubes. No entanto, um caso extracampo ainda repercute nos bastidores do clube. Trata-se do meio-campista Damián Bobadilla, que foi denunciado por xenofobia após ofensas direcionadas ao zagueiro Miguel Navarro, do Talleres, durante partida realizada no dia 27 de maio, no Morumbis, válida pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Na ocasião, o defensor relatou que Bobadilla o chamou de “venezuelano morto de fome” em meio a uma discussão durante o confronto contra a equipe argentina. A denúncia foi formalizada, analisada pela entidade sul-americana, e agora a Conmebol divulgou sua decisão oficial.
Conmebol tomou a decisão
De acordo com a punição publicada pela entidade, Bobadilla foi multado em 15 mil dólares (cerca de R$ 83,4 mil na cotação atual) por violar o parágrafo 2º do artigo 11 do Código Disciplinar da Conmebol, especificamente nos itens b, c e f, que tratam de comportamentos ofensivos, inaceitáveis e que mancham a imagem do futebol sul-americano.
Artigo 11 – Princípios de Conduta 2. Constituem, entre outros, comportamentos imputáveis e infrações passíveis de sanção aos referidos princípios: b) Comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza;
c) Violar as pautas mínimas do que deve ser considerado como comportamento aceitável no domínio do desporto e do futebol organizado; f) Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a CONMEBOL em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.

SP – SAO PAULO – 19/02/2025 – PAULISTA 2025, SAO PAULO X PONTE PRETA – Bobadilla jogador do Sao Paulo durante partida contra o Ponte Preta no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Advertência mais severa
A quantia será automaticamente descontada do valor que o São Paulo tem a receber da Conmebol por direitos de imagem e patrocínios relativos à Libertadores.

Veja também
São Paulo toma nova decisão sobre futuro de Ryan Francisco e avisa Crespo
Além da sanção financeira, Bobadilla recebeu uma advertência formal. A Conmebol deixou claro que, caso a situação se repita, o jogador poderá ser enquadrado no artigo 27 do mesmo código, que prevê punições mais severas.