Duelo inédito entre Palmeiras e Porto
O Palmeiras está pronto para dar o pontapé inicial em mais um capítulo de sua história internacional. Neste domingo, o Verdão encara o Porto, de Portugal, às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela estreia na Copa do Mundo de Clubes. O confronto, inédito, promete ser desafiador e é tratado com seriedade máxima pela comissão técnica e diretoria.
Foco total, sem distinção de rivais
Às vésperas da estreia, a presidente Leila Pereira destacou a ambição do clube em buscar o troféu enfrentando qualquer tipo de oponente. “Estamos lutando incansavelmente para vencer não só os europeus. Queremos chegar o mais forte possível para vencermos todos os adversários. O peso vai ser o mesmo queremos vencer Porto, Al-Ahly, Inter Miami. Queremos caminhar. Eu falo para nossos torcedores para desfrutarem desse momento histórico. Estamos aqui, cobiçamos o título, mas principalmente pensar jogo a jogo”, declarou.
Além do Porto, o time paulista terá pela frente o Al-Ahly, do Egito, e o Inter Miami, dos Estados Unidos. As duas melhores equipes dessa fase avançam para as oitavas de final. O Al-Ahly é um velho conhecido: os dois clubes já se encontraram em edições anteriores do Mundial, em 2020 e 2021. Já o Inter Miami e o Porto fazem suas estreias em confrontos com o time brasileiro.
Experiência na bagagem do time de Leila
O clube alviverde é o único a ter disputado os quatro tipos de torneios mundiais existentes ao longo das eras do futebol: desde o Torneio Internacional de Clubes Campeões até o novo formato da FIFA. Essa tradição internacional reforça a importância da participação palmeirense nesta edição do torneio.
No total, o Palmeiras já duelou com oito equipes de sete diferentes países em torneios mundiais, incluindo nomes como Manchester United, Chelsea, Tigres e Estrela Vermelha. Apesar da rica história, contra portugueses o retrospecto ainda é modesto: três encontros com o Benfica renderam duas derrotas e um empate.

Veja também
Paulinho será reserva no Palmeiras na estreia do Super Mundial de Clubes
A estreia contra o Porto será, portanto, mais do que um jogo: é a chance de escrever um novo capítulo e quebrar a escrita contra adversários lusitanos. A torcida palmeirense já está mobilizada, consciente de que a caminhada será longa, mas com o coração pulsando por dias históricos.