Gerson de saída?
O Flamengo está se preparando para a estreia na Copa do Mundo de Clubes. No entanto, nos bastidores, um dos assuntos mais debatidos é a situação envolvendo o meio-campista Gerson. O jogador está na mira do Zenit, da Rússia, que demonstrou interesse em contratá-lo e deve pagar a multa rescisória após o Mundial.
Gerson, por sua vez, já aceitou os termos com o clube russo e deve ser negociado logo após o torneio. Apesar disso, a situação ainda é tratada com cautela nos bastidores rubro-negros. Internamente, o assunto causa desconforto, e o comportamento do atleta vem sendo criticado por parte da torcida.
Abriu o jogo
Nesta quinta-feira (12), o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista coletiva e abordou o tema. Logo no início, o dirigente destacou que responderia apenas perguntas relacionadas à Copa do Mundo de Clubes, mas fez questão de esclarecer a posição do clube sobre Gerson.
“O Gerson é jogador do Flamengo, profissional do Flamengo, com todos os direitos e deveres. Não existe qualquer tipo de negociação nossa com outro clube. Qualquer negociação é rejeitada. Qualquer clube que queira o Gerson sabe o que tem que fazer”, iniciou.
“Não podemos tomar decisão com base em achismos. Ele é jogador do Flamengo. Está motivado para jogar o Mundial. Se vai jogar ou não, é decisão do técnico. Ele está aqui como os outros 30 que estão aqui”, afirmou Boto.

RJ – RIO DE JANEIRO – 28/05/2025 – COPA LIBERTADORES 2025, FLAMENGO X DEPORTIVO TACHIRA – Gerson jogador do Flamengo durante partida contra o Deportivo Tachira no estadio Maracana pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Diretoria gosta da venda
O Zenit pretende exercer a cláusula de rescisão do contrato de Gerson e desembolsar cerca de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões na cotação atual), em pagamento à vista.

Veja também
Reinier, ex-Flamengo, não deve ficar no Real Madrid e aprova negociações com clubes brasileiros
A diretoria do Flamengo considera a proposta vantajosa, tanto pelo montante envolvido quanto pela idade do jogador, que tem 28 anos. A situação, no entanto, é mais complexa fora de campo. A relação entre Gerson, seu empresário Marcão e a diretoria rubro-negra está desgastada desde o início do ano, quando o clube russo fez uma investida frustrada pelo atleta. Apesar disso, na ocasião, Gerson acabou renovando seu vínculo com o Flamengo até 2030.