Tragédia faz futebol ficar em luto
A tragédia que abalou o futebol português nesta quinta-feira (4) envolveu a morte dos irmãos Diogo Jota e André Silva, em um acidente automobilístico na Espanha. Enquanto o nome de Jota era conhecido pelos torcedores, especialmente pelo tempo no futebol inglês, o irmão mais novo, André, construía sua própria trajetória nos gramados. Primeiros detalhes sobre o acidente já foram divulgados.
Quem era André Silva?
Com 25 anos, André Silva era jogador do Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa. Nas últimas duas temporadas, disputou 62 partidas, marcou sete gols e deu três assistências. Atuava preferencialmente pelos lados do campo, com destaque para sua velocidade e entrega tática, segundo elogios do próprio treinador da equipe.
Antes de chegar ao Penafiel, André teve passagens por equipes como Gondomar, Boavista e Famalicão, onde atuou na equipe sub-23. Sua formação no futebol foi construída em centros tradicionais de Portugal, como FC Porto, Paços de Ferreira, Padroense e novamente Gondomar, onde se destacou nas categorias de base.
Mas o futebol não era a única prioridade de André. Segundo o técnico Hélder Cristóvão, o jovem atleta havia acabado de concluir o curso universitário de Administração e já tocava uma empresa ao lado de Diogo Jota. A dedicação aos estudos e ao trabalho fora de campo era vista como exemplo dentro do clube.
“Mais do que o jogador, temos que lembrar da pessoa. Era um garoto educado, com valores e muito comprometido”, lamentou Hélder, visivelmente abalado com a notícia. Para o treinador, o impacto da perda transcende o esporte: “O futebol tem pouca importância neste momento. O essencial agora é apoiar a família”.
A morte dos irmãos causou comoção não apenas no ambiente esportivo, mas também entre amigos, colegas e profissionais que os acompanhavam de perto. Ambos tinham projetos pessoais e profissionais em andamento, e o futuro parecia promissor para André, que unia o sonho de jogar futebol ao empreendedorismo e à educação.

Diogo Jota, do Liverpool, durante a partida da Premier League entre Liverpool FC e Tottenham Hotspur FC, em Anfield, em 27 de abril de 2025, em Liverpool, Inglaterra. (Foto de Carl Recine/Getty Images)
Acidente sob investigação

Veja também
Morre Diogo Jota, atacante do Liverpool e Portugal, vítima de um acidente de carro na Espanha
O acidente ainda está sendo investigado pelas autoridades espanholas. Enquanto isso, o futebol português se une em luto pela perda precoce de dois jovens que, embora em estágios diferentes da carreira, dividiam o amor pelo esporte, e uma história de cumplicidade que agora ficará na memória.