Fortaleza acaba com o time feminino
O Fortaleza teve nos últimos anos um trabalho sólido e competente no futebol masculino e também no feminino. Entretanto, o clube cearense acabou sendo rebaixado no Brasileirão e com isso veio a surpreendente notícia do encerramento do time feminino.
Em um comunicado interno para os colaboradores, o clube explicou a decisão da SAF em encerrar as atividades do time feminino, apontando principalmente a parte financeira. Confira um trecho da nota abaixo.
“Por determinação da SAF, diante do cenário atual de restrição orçamentária, da ausência de recursos específicos e da incapacidade financeira de manutenção da modalidade dentro dos parâmetros exigidos, definiu a descontinuidade das atividades.”, explicou o clube em nota.
Dessa forma, o Fortaleza perde sua vaga no Brasileirão Feminino A1 2026, deixando em aberto para outro clube. Além disso, não se sabe exatamente como fica a situação de todas as atletas que defenderam o time na temporada.

Elenco do Fortaleza da temporada 2025 – Foto: Rafael Vieira/FPF
Temporada das Leoas
O Fortaleza teve uma excelente temporada em 2025, com títulos e um acesso inédito para a elite. Então, o clube fez uma bela campanha na primeira fase do Brasileirão Feminino A2 e chegou nas quartas de finais, onde eliminou o Minas Brasília. Dessa forma, garantiu sua vaga na elite e na semifinal foi eliminado pelo Botafogo somente nos pênaltis.
Na Copa Maria Bonita bateu de frente com grandes clubes do nordeste e na semifinal derrotou o favorito Bahia. Então, na final venceu as donas da casa, o Sport e conquistaram o título da competição. Por fim, no Cearense Feminino chegou tranquilamente na final e derrotou o Ceará nos pênaltis após dois empates em 0 a 0, conquistando mais um título no ano.

Veja também
Flamengo tem 2025 com fim de ano conturbado, mas com dois títulos conquistados
Quem fica com a vaga do Fortaleza no Brasileirão Feminino A1 2026?
Com a exclusão do Fortaleza do Brasileirão Feminino A1 2026, uma vaga para a competição fica em aberto. Então, levando em consideração o desempenho esportivo, o Vitória, eliminado nas quartas de finais, tem a 5ª melhor campanha no geral no Feminino A2. Entretanto, não se sabe ao certo será esse o critério para fazer a substituição.




