Arbitragem para Flamengo x Bayern de Munique
O Flamengo terá um desafio gigante diante do Bayern de Munique neste domingo (29), às 17h (horário de Brasília), pelas oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa 2025. Mas a tensão da partida não se resume apenas ao adversário em campo. O anúncio da arbitragem causou preocupação entre os torcedores rubro-negros, especialmente por conta da escolha do inglês Michael Oliver, que apitou a controversa eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar.
Com 40 anos e integrante do quadro da Fifa desde 2012, Oliver acumula experiência em grandes jogos da Premier League, Champions League e Copas Internacionais. No entanto, entre os brasileiros, seu nome ficou marcado por um episódio traumático: o pênalti não assinalado para a Seleção Brasileira contra a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 — jogo que terminou com a eliminação do Brasil nos pênaltis.
Passado traumático
Na ocasião, Casemiro fez um lançamento na área e a bola tocou no braço de Juranovic. O árbitro, mesmo após checagem do VAR, mandou o jogo seguir. A decisão gerou revolta e, desde então, Oliver carrega a antipatia de boa parte da torcida brasileira, um sentimento que agora ressurge entre os torcedores às vésperas de uma partida decisiva.
O que disseram os torcedores.

Jogadores discutem com o árbitro Michael Oliver durante a partida das quartas de final da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 entre Croácia e Brasil no Estádio Education City, em 09 de dezembro de 2022, em Al Rayyan, Catar. (Foto de Alex Pantling/Getty Images)
Nas redes sociais, a lembrança do erro é quase unânime. Lucas (@LucasAl01511678) escreveu: “Mesmo juiz que sonegou um pênalti pro Brasil na última copa”.
Tiago (@twitch_tiago_ct) foi mais direto em seu desabafo: “Ele roubou o Brasil em 2022 e agora vai roubar o Flamengo. Parabéns aos envolvidos”.
Francisco Sobri (@Francis_sobri) também fez questão de relembrar o episódio de 2022: “O mesmo que apitou Brasil x Croácia na última copa. Deixou de marcar várias faltas pro Brasil”.
Eduardo (@carvik10) resumiu o sentimento de revolta e apreensão: “Árbitro de brasil x Croácia. Impossível esquecer”.
Além de Michael Oliver no apito principal, a equipe de arbitragem da partida será completada pelos auxiliares também ingleses Stuart Burt e James Mainwaring. O chileno Cristian Garay será o quarto árbitro, com Miguel Rocha como quinto árbitro.

Veja também
Durante o Super Mundial, Diego Alves manda a real sobre postura do Rossi no Flamengo: “Isso é fundamental”
O Flamengo chega ao confronto após terminar a fase de grupos na liderança da chave D, com sete pontos. Já o Bayern avançou em segundo lugar no Grupo C, atrás do Benfica, e promete ser um rival duríssimo. No entanto, parte da torcida do Rubro-Negro já liga o alerta, e não apenas por conta dos alemães, mas também por quem estará com o apito em mãos.




