O desafio do time boliviano
O Bolívar encontra o Atlético-MG na próxima quarta-feira (24) com o peso de um passado desfavorável: o clube boliviano já disputou dezenas de jogos no Brasil ao longo de sua história em torneios sul-americanos e nacionais, e venceu apenas uma vez, em 2002.
Além do retrospecto de vitórias raras, o saldo de gols ilustra bem a dificuldade: Bolívar saiu atrás em praticamente todos os confrontos, com diferença acumulada de 54 pontos no total.
A imprensa boliviana já coloca expectativas para a briga contra o Galo: sendo a primeira vez que o time tem possibilidade de garantir um título internacional, o retrospecto pesa bastante.
Os números e o impacto no Galo
Mesmo diante das dificuldades recentes no Brasileirão e em mata-matas, o Galo sabe que o adversário traz esse desgaste de jogos fora de casa. A partida de volta pode tornar os mineiros favoritos, desde que mantenham a estabilidade que faltou no jogo de ida para evitar o empate.

MG – BELO HORIZONTE – 11/05/2025 – BRASILEIRO A 2025, ATLETICO-MG X FLUMINENSE -Junios Santos jogador do Atletico-MG comemora seu gol durante partida contra o Fluminense no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Fernando Moreno/AGIF
Das vezes que o Bolívar foi ao Brasil, venceu só uma, empatou algumas, mas perdeu na maioria esmagadora dos jogos: aproximadamente 90%, um número extremamente alto, em especial com a boa fase que o boliviano apresenta.
O psicológico também pesa pois como dito anteriormente, a imprensa local tem exaltado a importância da partida como histórica, dizendo que o Bolívar “tem pela frente o jogo mais importante de sua história” e que deve vencer em BH para seguir forte na Sul-Americana.
A partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana acontece nesta quarta-feira (24), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo começa às 19h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN e Disney+.

Veja também
Atlético-MG recebe o Bolívar em “jogo mais importante da história”, segundo imprensa boliviana




