Enzo Maresca, do Chelsea, manda a real sobre rivais e faz comparação com futebol brasileiro: “diferença enorme”

Técnico do Chelsea elogia Botafogo e Fluminense, rebate críticas sobre calendário e celebra transformação do clube

EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY – JULY 08: Enzo Maresca, Head Coach of Chelsea FC, looks on during the FIFA Club World Cup 2025 semi-final match between Fluminense FC and Chelsea FC at MetLife Stadium on July 08, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Photo by Luke Hales/Getty Images)
© Getty ImagesEAST RUTHERFORD, NEW JERSEY – JULY 08: Enzo Maresca, Head Coach of Chelsea FC, looks on during the FIFA Club World Cup 2025 semi-final match between Fluminense FC and Chelsea FC at MetLife Stadium on July 08, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Photo by Luke Hales/Getty Images)

Maresca exalta evolução do Chelsea

Na véspera da grande decisão do Mundial de Clubes contra o Paris Saint-Germain, marcada para este domingo (13) com transmissão gratuita pela CazéTV e Disney+, o técnico Enzo Maresca concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) e abordou diversos temas desde o futebol brasileiro até o crescimento do Chelsea ao longo da temporada.

Questionado se o surpreendente triunfo do Botafogo sobre o PSG, ainda na fase de grupos, serviria de modelo para a final, o treinador italiano foi direto ao explicar que não vê semelhanças entre o estilo da equipe carioca e o seu. “Eu acho que todas as partidas são diferentes umas das outras. Vi muitas partidas do PSG, e vi, é claro, a partida contra o Botafogo. Mas creio que temos que também olhar mais as partidas em que a outra equipe joga de maneira similar ou tem algum conceito similar ao nosso. Mas é fato que o Botafogo ganhou do PSG e fez uma grande partida”, destacou.

Sobre o desafio de enfrentar o poderoso elenco parisiense na decisão, Maresca admitiu que espera uma partida exigente, mas aproveitou para elogiar o Fluminense, adversário superado nas semifinais. Segundo ele, cada duelo neste torneio apresenta obstáculos únicos. “Com certeza é difícil (enfrentar o PSG), mas, para mim, pessoalmente, todos os jogos são difíceis. O Fluminense, que enfrentamos na semifinal, ganhou da Inter de Milão, que chegou à final da Champions League, e ganhou do Al Hilal, que ganhou do Manchester City…”, relembrou o comandante.

PUBLICIDADE

Maresca reforçou que a preparação será intensa para encarar os franceses e, mais uma vez, ressaltou a força de todas as equipes envolvidas na competição. “Todos os times aqui no Mundial são difíceis de enfrentar. Você tem que se preparar da melhor maneira para cada jogo, e vamos tentar nos preparar da nossa melhor maneira para enfrentar o PSG”, complementou.

Desgaste físico e choque cultural com brasileiros

O treinador ainda revisitou a polêmica com um jornalista brasileiro, ocorrida antes da semifinal, quando questionou o calendário mais “leve” dos clubes sul-americanos. Ele voltou a argumentar que o Chelsea vem de uma maratona exaustiva de jogos e que os profissionais do Brasil não entenderam sua colocação. “Outro dia um colega (jornalista) do Brasil, quando eu disse que a gente tinha jogado mais partidas do que eles, disse que não era assim… Mas as equipes do Brasil tiveram um mês de férias entre dezembro e janeiro, enquanto nós tivemos férias pela última vez há mais de um ano. Essa é um diferença que talvez custe um pouco a eles [brasileiros] entenderem, mas é uma diferença enorme”, disse o técnico.

Com uma temporada desgastante nas costas, Maresca revelou que o grupo terá, finalmente, um merecido descanso após a final. “A nível de energia, estamos terminando a temporada. Depois, por fim, teremos três semanas livres depois de 15 meses. Vamos tentar recuperar a energia para a temporada que vem”, explicou.

PUBLICIDADE

Reconstrução e legado no comando dos Blues

Na reta final da coletiva, o técnico fez um balanço do trabalho à frente dos Blues e destacou o que, para ele, é a maior vitória da temporada. Apesar dos títulos e da boa campanha na Premier League, Maresca vê como conquista principal a mudança na percepção do público sobre o clube.

Enzo Fernández elogia e destaca importância de João Pedro para final do Mundial de Clubes entre Chelsea e PSG

Veja também

“Precisamos do apoio dos nossos torcedores. O time merece a confiança deles, porque, durante a temporada, terminou no top 4 da Premier League, ganhou a Conference League e agora está bem no Mundial. Vem sendo uma grande temporada. Para mim, o maior prêmio desta temporada é que, exatamente há um ano, ninguém estava falando do Chelsea em termos de futebol, estavam falando apenas que tínhamos um elenco muito grande, que a gente gastava muito… Agora ninguém está falando mais disso, mas sim da forma como jogamos e da forma como vencemos. Essa, para mim, é nossa maior conquista nesta temporada”, finalizou.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Elenco do Botafogo aceita parcelamento da premiação do Mundial de Clubes
Times

Elenco do Botafogo aceita parcelamento da premiação do Mundial de Clubes

Filipe Luís perde analista de desempenho do Flamengo que foi decisivo no Mundial
Flamengo

Filipe Luís perde analista de desempenho do Flamengo que foi decisivo no Mundial

Carlo Ancelotti opina sobre clubes e jogadores brasileiros no Mundial de Clubes
Campeonato Mundial de Clubes

Carlo Ancelotti opina sobre clubes e jogadores brasileiros no Mundial de Clubes

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo