O meio-campista Maurício virou notícia no Palmeiras nesta quarta-feira (11) após se naturalizar paraguaio e está apto para defender a seleção em competições oficiais, incluindo a Copa do Mundo.

Muitos torcedores passaram a se questionar se Maurício passaria a ocupar uma vaga de estrangeiro no elenco do Palmeiras após a naturalização paraguaia, mas isso não vai acontecer.

Mesmo com o novo vínculo de nacionalidade, o meio-campista segue sendo brasileiro nato, condição que garante que ele não conte como estrangeiro nas competições nacionais disputadas pelo Verdão.

Apesar de ter nascido no Brasil, o pai do meia possui nacionalidade paraguaia, o que facilitou todo o processo de naturalização. Além disso, o atleta passou parte da adolescência no país e já analisava essa possibilidade há algum tempo.

Maurício já falou sobre a possibilidade

O tema não é totalmente novo. Em 2024, em entrevista à TNT Sports, Maurício já havia comentado sobre o interesse da seleção paraguaia e revelou que vinha sendo procurado pela federação do país, além de expor as dúvidas que envolviam a decisão.

SP – SAO PAULO – 20/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, PALMEIRAS X ATLETICO-MG – Mauricio jogador do Palmeiras durante partida contra o Atletico-MG no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

“Então tem como eu pegar por parte de pai essa dupla nacionalidade e ter essa oportunidade de jogar pela seleção paraguaia. Já me procuraram, mas é complicado, eu nasci no Brasil, então você tem o desejo e o sonho de um dia poder jogar pela seleção principal. E como eu já joguei nas categorias de base da seleção, então isso te dá algo a mais de um dia ou um ano. Consigo chegar lá, entendeu? E é uma decisão muito complicada, porque a partir do momento que você escolhe por um caminho, você não tem mais volta”, disse o meia na época.

Opinião do Antenados no Futebol

A decisão de Maurício é positiva para a carreira. As chances de uma convocação para a seleção brasileira no cenário atual são consideradas reduzidas, enquanto a seleção paraguaia oferece um caminho mais viável para disputar uma Copa do Mundo. Do ponto de vista esportivo e emocional, a escolha pode representar um passo importante para consolidar o atleta em competições de alto nível internacional.