De olho em Estêvão

O Palmeiras entra em campo na quinta-feira (19), quando enfrenta o Al Ahly, do Egito, a partir das 13h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A proximidade do duelo na Copa do Mundo de Clubes acendeu o sinal de alerta no Egito. A imprensa local e os torcedores do time africano têm manifestado preocupação com o adversário brasileiro, e, em especial, com um nome: Estêvão.

“Aqui no Egito, todos estão falando sobre as habilidades de Estêvão. A mídia e os torcedores estão sempre alertando sobre o perigo desse jovem jogador”, revelou o jornalista Mohamed Mustafa, do portal Ahl Masr. O atacante do Palmeiras, mesmo com pouca idade, já provoca temor entre os egípcios e se tornou o principal motivo de atenção na preparação do Al Ahly.

A preocupação com o camisa 41 do Verdão aumenta ainda mais diante das dificuldades enfrentadas pelo Al Ahly em sua estreia. O empate em 0 a 0 contra o Inter Miami trouxe frustração para a torcida, especialmente pelo pênalti desperdiçado por Trezeguet. “Os torcedores egípcios estão irritados com o pênalti perdido por Trezeguet, especialmente porque Wissam Abu Ali estava escalado para cobrá-lo”, explicou Ahmed Shehab, editor esportivo do jornal Akhbar Al-Youm, do Cairo.

A frustração foi agravada com a notícia da lesão de Emam Ashour, artilheiro da equipe com 19 gols na temporada, que está fora do torneio. Enquanto isso, o nome de Estêvão cresce como símbolo de desequilíbrio técnico no lado brasileiro.

Ansiedade no Egito

O respeito dos egípcios pelo Palmeiras é claro, mas o temor também. “A ansiedade toma conta dos torcedores antes do jogo contra o Palmeiras, especialmente depois de assistirem à partida contra o Porto e à alta capacidade técnica dos jogadores do Palmeiras”, comentou Ahmed Shehab, que também atua na Al-Ahly TV.

Apesar do nervosismo, o espírito competitivo do clube africano está longe de se apagar. “Em primeiro lugar, deixe-me dizer que os torcedores do Al Ahly não aceitam a ideia de perder. Eles sempre aspiram vitórias e títulos, mesmo que esse campeonato seja difícil, se não impossível, para o Al Ahly”, pontuou Mohamed Mustafa.

Histórico de Palmeiras x Al Ahly

O histórico recente entre os clubes também pesa. Em 2021, o Palmeiras eliminou o Al Ahly na semifinal do Mundial. Já em 2020, os egípcios venceram os brasileiros nos pênaltis na disputa pelo terceiro lugar. Agora, a rivalidade ganha novo capítulo, e com Estêvão no centro das atenções.

“Nosso objetivo é nos classificarmos para as oitavas de final. Portanto nossos jogadores darão o melhor de si para vencer a partida! Perdemos uma boa chance de vencer a primeira partida contra o Inter Miami, o que teria facilitado nosso caminho, e agora precisamos vencer!”, afirmou Khaled Mortagy, vice-presidente do Al Ahly.

Jogadores do Palmeiras comemoram com Estevão Willian após a partida do Grupo G da Copa CONMEBOL Libertadores 2025 entre Palmeiras e Sporting Cristal no Allianz Parque em 28 de maio de 2025 em São Paulo, Brasil. (Foto de Miguel Schincariol/Getty Images)

Mas ele não deixou de reconhecer a força do time alviverde. “O Palmeiras é um time de classe mundial, com ótimos jogadores, assim como o Al Ahly. Já jogamos contra eles antes e os respeitamos muito”, declarou.

O respeito é mútuo, mas o temor está claro. Como concluiu Mohamed Mustafa: “Quanto à dificuldade da partida, todos sabem que será inevitavelmente um confronto duro e difícil. Os torcedores e a mídia percebem que o Al Ahly não conseguirá ganhar facilmente nenhum ponto do Palmeiras.”