Dinheiro bem-vindo

A campanha do Porto do Mundial de Clubes da Fifa foi abaixo do esperado. Os portugueses foram eliminados ainda na fase de grupos da competição. Por conta disso, o time estuda uma reformulação em seu elenco. Entre os possíveis nomes de saída, está o do atacante Pepê.

E o Grêmio está de olho em uma possível negociação envolvendo o atleta revelado no clube. Isso porque o Tricolor tem direito a 12,5% da mais-valia, ou seja, do lucro em cima dos 15 milhões de euros pagos pelo Dragão. Os gaúchos também receberão 2% do valor total da transferência por conta do mecanismo de solidariedade, válido em todas as transferências internacionais.

Perda de espaço e mercado

Com a reformulação do grupo de jogadores, o Porto pretende aliviar a folha salarial e trazer novos atletas no mercado da bola. Nove jogadores têm status de negociáveis. Além do ex-gremista, o zagueiro Otávio, revelado pelo Flamengo, é outro brasileiro que integra a lista.

Nas últimas temporadas, Pepê vem perdendo espaço no emblema português. De titular absoluto, passou a integrar o banco de reservas. Com contrato próximo ao fim, fora o fato de ter 28 anos, diminuem suas chances no mercado. O Dragão acredita que este é o momento ideal para negociá-lo.

De acordo com informações do jornal local A Bola, o atleta recebeu sondagens dos mercados árabe e brasileiro. Antes desejado por clubes europeus, com o Porto chegando a rejeitar propostas de times da Premier League entre 60 e 75 milhões de euros, agora o interesse do Velho Continente parece ter diminuído.

Pepê comemorando gol pelo Grêmio, na Libertadores de 2020. (Photo by Diego Vara-Pool/Getty Images)

Os azuis e brancos esperam que a situação se desenrole ainda nesta semana. O Porto quer acertar as vendas o mais rápido possível para definir quanto de dinheiro poderá utilizar para contratar novas peças.

Enquanto isso, o Tricolor Gaúcho observa atentamente os desdobramentos da possível transferência. Os valores a receber reforçariam os cofres do clube. Por isso, o destino de Pepê interessa muito ao Imortal.