Vasco é incapaz de vencer o CSA

CSA e Vasco não saíram do 0 a 0 no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto ocorreu na noite desta quarta-feira (31), no estádio Rei Pelé, e terminou sem gols, apesar das diversas investidas ofensivas, especialmente da equipe carioca. Uma das críticas a Fernando Diniz é ter iniciado com o meia Philippe Coutinho no banco.

Com o empate, a definição da vaga ficou para a partida de volta, marcada para a próxima quinta-feira (7), em São Januário. Dessa forma, quem vencer avança diretamente às quartas de final. Em caso de nova igualdade, a disputa será decidida nas penalidades. Portanto, a pressão aumentará no Rio de Janeiro, onde a expectativa é de um confronto ainda mais disputado.

Mesmo com 71% da posse de bola e mais que o dobro de passes certos em relação ao adversário, o Vasco não conseguiu transformar seu controle da partida em efetividade ofensiva. A equipe finalizou 20 vezes ao gol, criou mais escanteios e foi mais presente no campo de ataque, mas, mesmo com essa superioridade, não criou nenhuma grande chance clara.

A falta de objetividade nas ações ofensivas impediu o time de traduzir sua superioridade em gols. Além do desperdício ofensivo, o Vasco também terminou o jogo com um prejuízo disciplinar. Foram quatro cartões amarelos e o cartão vermelho de João Victor.

Como foi CSA x Vasco?

O Vasco controlou boa parte do primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para criar jogadas incisivas. Com Vegetti bem marcado e Coutinho no banco, o time abusou dos cruzamentos, quase sempre neutralizados pela defesa do CSA. Quando tentou trabalhar por baixo, levou perigo em finalizações de média distância, obrigando Gabriel Félix a fazer boas defesas. As chances mais claras vieram com Nuno Moreira, aos 21 minutos, e Tchê Tchê, aos 42.

Nos minutos finais da etapa inicial, o CSA passou a ganhar terreno e criou lances de perigo. Gustavo Nicola arriscou de fora da área aos 29, e Tiago Marques quase marcou aos 35, em jogada individual que terminou com finalização próxima à trave. O lance foi anulado por impedimento, mas o atacante partiu de seu próprio campo, o que validaria o gol, caso tivesse ocorrido.

No segundo tempo, o CSA criou as chances mais claras, com destaque para Baianinho, que desperdiçou um lance cara a cara com o goleiro Léo Jardim aos 13 minutos. O Vasco, mesmo controlando a posse de bola, teve dificuldades para superar a defesa adversária e apostava em cruzamentos para o ataque.

CSA x Vasco pela Copa do Brasil 2025. Foto: Marlon Costa/AGIF

Coutinho entra, mas empate permaneceu até o fim

Fernando Diniz colocou Coutinho para tentar dar mais criatividade ao meio-campo, e o camisa 10 teve duas finalizações perigosas aos 22 e 24 minutos. O Vasco dominava até a expulsão de João Victor aos 40 minutos, momento em que o CSA aproveitou o número a mais para pressionar, mas o placar permaneceu em 0 a 0, deixando a decisão para o jogo de volta no Rio.