Payet fora do Vasco
Dimitri Payet está em vias de deixar o Vasco antes do previsto. O clube carioca negocia com os representantes do meia francês a rescisão imediata de contrato, originalmente válido até 31 de julho. A decisão passa diretamente pela combinação de alto custo e retorno esportivo abaixo do esperado, além do desejo da diretoria de enxugar a folha para a próxima janela de transferências.
Internamente, o entendimento é que Payet não correspondeu ao investimento. O jogador tem o segundo maior salário do elenco, em torno de R$ 1,3 milhão mensais, e disputou apenas 17 partidas em 2024, sendo titular em apenas quatro oportunidades. Ainda sem marcar gols neste ano, o francês deu três assistências e está afastado desde abril por lesão no joelho. Recentemente, recebeu liberação para viajar à França por questões particulares.
Renovação descartada
Carlos Amodeo, CEO do Vasco, confirmou publicamente as tratativas com o estafe do jogador e ressaltou o desejo de encerrar o ciclo de forma respeitosa. “Até porque nós vamos dar uma parada agora, a partir do dia 12 até o dia 12 do mês subsequente. O contrato dele vence 15 dias depois da retomada da competição”, explicou o dirigente, indicando que a antecipação pode evitar o pagamento de ao menos um mês de salário.
A possibilidade de renovação foi descartada após conversas iniciais no começo da temporada. A proposta envolvia uma readequação salarial, diluindo valores futuros, mas a falta de protagonismo do jogador inviabilizou qualquer avanço. Assim como fez com Souza e Manuel Capasso, o Vasco adota uma postura pragmática ao antecipar a saída de atletas fora dos planos da comissão técnica.
Quando deve ser a última partida de Payet com o Vasco?
A partida contra o São Paulo, marcada para o dia 12 de junho, pode ser a última oportunidade de Payet vestir a camisa do clube. Com a pausa no calendário devido ao Super Mundial, o Vasco terá apenas mais seis jogos até o fim oficial do contrato do francês.

CE – FORTALEZA – 15/04/2025 – BRASILEIRO A 2025, CEARA X VASCO – payet jogador do Vasco durante partida contra o Ceara no estadio Arena Castelao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Baggio Rodrigues/AGIF
Desde que chegou ao Rio de Janeiro, em 2023, Payet disputou 75 partidas com a camisa cruzmaltina. Marcou sete gols, deu 12 assistências e protagonizou bons momentos, como na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia em outubro passado. Mas esses lampejos não foram suficientes para justificar a permanência em meio à nova política financeira da SAF vascaína.

Veja também
Fernando Diniz comemora e define nova mudança no Vasco após o Super Mundial: “ganhar recurso”
A saída, que caminha para ser selada de maneira amigável, representa mais do que o fim de um ciclo: ela simboliza uma tentativa do Vasco de se organizar financeiramente e preparar terreno para reforços que possam chegar ainda em 2025.