O Grêmio voltou a mostrar dificuldade dentro de campo. No último domingo (15), o Tricolor apenas empatou com o Juventude, dentro da Arena, pela semifinal do Gauchão. O resultado fez com que Luís Castro voltasse a ser criticado por parte da torcida. No entanto, em coletiva de imprensa após o jogo, o vice de futebol Antônio Dutra Jr reforçou a confiança no técnico:
“Futebol é continuidade e se desenrola de maneira gradual. Temos uma série de bons profissionais atuando próximos da comissão técnica. É uma grande remontagem de elenco com a saída de 18 jogadores e chegada de 6 atletas. As dificuldades precisam ser entendidas.”
“Em momentos anteriores às grandes conquistas, como 2016 e 2017, o Grêmio também passou por problemas e dificuldades, mas o trabalho apareceu.” E ainda afirmou confiar na classificação para a final: “Vamos, sim, apresentar evolução. Temos convicção que vamos buscar a classificação na semana que vem em Caxias do Sul.”
Grêmio tem começo irregular em 2026
Em 11 jogos na temporada, o Grêmio tem cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. São 22 gols marcados até aqui e 14 sofridos. Com partidas no Brasileirão e no Gauchão, está com uma campanha pior no nacional, onde só venceu uma vez em três rodadas.
Já no estadual, terminou como o 1º colocado do Grupo B, com 10. Contudo, na classificação geral, ficou atrás do Internacional e Juventude, que tiveram 15 e 12 pontos respectivamente. Na semifinal da disputa, após o empate em casa, precisa da vitória como visitante.
Enquanto no Campeonato Brasileiro, vem de uma derrota ruim, para o São Paulo. Na última quarta-feira (11), o Imortal perdeu por 2 a 0 e ainda teve Wagner Leonardo expulso. O resultado deixou o time com três pontos e na 13ª posição neste momento.

Luís Castro, técnico do Grêmio. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Opinião do Antenados no Futebol
Apesar da garantia de confiança da direção do Grêmio, Luís Castro precisa começar a mostrar resultado. O Tricolor está com um início de ano irregular, passando por uma adaptação com o novo técnico. Contudo, o futebol brasileiro cobra vitórias e a ausência sempre deixa o treinador pressionado no cargo.

Veja também
Luís Castro expõe pedido de saída de Edenilson e Grêmio prepara rescisão do volante




