Futuro ainda é debatido
O futuro de Filipe Luís no Flamengo segue sendo bastante debatido entre os torcedores. O treinador vem se destacando desde que assumiu o time principal do rubro-negro e é apontado hoje como um dos melhores treinadores do futebol brasileiro.
Por conta disso, e por ainda ser bastante promissor, muitos clubes da Europa passaram a observar o trabalho do técnico, que nunca escondeu o desejo de treinar uma equipe no Velho Continente. Vale destacar que o contrato de Filipe Luís se encerra no fim deste ano, e até o momento, não houve um acordo para a renovação.
Abriu o jogo
Em entrevista ao portal UOL, José Boto, diretor de futebol do Flamengo, falou sobre a negociação para a renovação do treinador. O dirigente explicou que o clube já fez uma proposta ao treinador, destacando a confiança da diretoria em sua continuidade no cargo.
“Foi feita uma proposta de renovação ao Filipe para nós continuarmos com ele pelo menos por mais uma temporada ou, provavelmente, mais duas. Simplesmente vai ser uma questão de negociação. A proposta que foi feita, foi feita para mostrar a confiança que nós tínhamos nele, foi depois da derrota para o Central Córdoba (na fase de grupos da Libertadores). Portanto, isto já foi há algum tempo”, iniciou.
“E ele, na altura, achou que não devia ainda responder, mas havia a vontade dele em ficar e a nossa vontade que ele fique. Vamos andando aqui um pouco, como se diz, a enrolar isto, mas semana passada, em Portugal, estive com o representante dele e falamos sobre a negociação”, afirmou José Boto.

RS – CAXIAS DO SUL – 14/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, JUVENTUDE X FLAMENGO – Filipe Luis tecnico do Flamengo durante partida contra o Juventude no estadio Alfredo Jaconi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Luiz Erbes/AGIF
Confirmou a proposta
Além das conversas sobre renovação, José Boto também confirmou o interesse do Fenerbahçe em contratar Filipe Luís. O presidente do clube turco entrou em contato com ele para discutir a possibilidade de uma transferência. O Flamengo, no entanto, tem a intenção de manter o treinador e, mesmo diante da proposta, não teve interesse em negociá-lo.

Veja também
Flamengo descarta contratação de Gerson e meio-campista pode fechar com outro clube brasileiro, revela Nicola
“Ele teve a possibilidade de sair do clube. Eu sei disto porque o presidente desse clube ligou para mim e perguntou quanto de dinheiro nós queríamos para liberar o Filipe Luís. Ao que respondi: ‘isto não é um banco’. Nós não tínhamos qualquer vontade de vendê-lo. Tem (multa), mas o clube de lá ofereceu ao Flamengo pagar muito mais do que a multa que ele tem no contrato. E ele não quis ir, não queria deixar este projeto assim. E então, a partir daí, também comecei a falar com o representante dele”, explicou Boto.




