Reunião marca avanço nas tratativas
O Flamengo deu um passo importante para manter Filipe Luís no comando técnico. De acordo com informação publicada pelo jornalista Diogo Dantas, do Globo, o diretor de futebol José Boto se reuniu recentemente com Jorge Mendes, empresário do treinador, e as negociações pela renovação do contrato avançaram. A proposta envolve vínculo até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação automática por mais uma temporada.
Apesar do avanço, Filipe Luís prefere esperar o fim da atual temporada para dar uma resposta definitiva. O técnico tem contrato até dezembro de 2025 e, mesmo tendo recusado proposta do Fenerbahçe, deixou em aberto quando considera ser “o momento” de pensar em novos caminhos para a carreira.
Filipe Luís visto como peça insubstituível
Internamente, o ex-lateral é considerado insubstituível pela diretoria rubro-negra. Desde que assumiu no lugar de Tite, Filipe se consolidou como a principal figura do clube, superando inclusive dirigentes e contratações de peso. Sua influência no vestiário, capacidade de gerir crises e liderança no campo de jogo fazem dele a peça central do projeto esportivo.
Esse reconhecimento levou o Flamengo a planejar um reajuste salarial. Filipe ainda recebe os mesmos valores de quando deixou a base para assumir o profissional, mas a diretoria entende que chegou a hora de valorizá-lo. A intenção é evitar riscos de assédio do futebol europeu, especialmente agora que Jorge Mendes está à frente de sua carreira.
Definição só após os títulos
O próprio treinador, por sua vez, mantém foco absoluto nas competições. Filipe tem dito a pessoas próximas que deseja primeiro buscar os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro antes de bater o martelo sobre sua renovação. Nos bastidores, dirigentes enxergam essa postura como estratégia para ser valorizado em um momento de maior poder de negociação.

RS – CAXIAS DO SUL – 14/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, JUVENTUDE X FLAMENGO – Filipe Luis tecnico do Flamengo durante partida contra o Juventude no estadio Alfredo Jaconi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Luiz Erbes/AGIF
A relação de confiança com José Boto e o bom ambiente com os líderes do elenco pesam a favor da permanência. O Flamengo acredita que esses fatores, somados à identificação do técnico com o clube, devem levar à assinatura do novo contrato, válido até 2026, com extensão para 2027.

Veja também
Flamengo pressiona por fair play financeiro e José Boto cobra posicionamento da CBF
Com a final da Libertadores prevista para o fim de novembro e a última rodada do Brasileirão na primeira semana de dezembro, clube e treinador devem encerrar a novela ainda em 2025. Até lá, a prioridade de Filipe Luís é clara: manter o Flamengo no caminho das conquistas antes de discutir seu futuro.




