Flamengo reina novamente no Mundial Sub-20
O Flamengo escreveu mais um capítulo de sua história vitoriosa nas categorias de base. Neste sábado (23), o Rubro-Negro empatou em 2 a 2 com o Barcelona, da Espanha, e conquistou o bicampeonato consecutivo do Mundial Sub-20 ao vencer nos pênaltis. O feito transforma o clube no maior vencedor da competição, que está apenas em sua quarta edição.
A final foi eletrizante. Lorran abriu o marcador logo aos dez minutos, mas o time espanhol reagiu no segundo tempo e conseguiu a virada, chegando ao segundo gol já nos acréscimos, aos 49 minutos. Quando tudo parecia perdido, Iago apareceu de cabeça aos 50 minutos para igualar o placar e levar a decisão para as penalidades.
Matheus Gonçalves em tom de despedida
Um dos protagonistas da campanha, Matheus Gonçalves falou após a conquista e deixou claro que este título tem sabor ainda mais especial. “É um gosto especial, né? Como eu falei ano passado, a gente é criado junto, nós todos somos criados juntos desde novinho, então é feliz demais, tem um gosto especial por ser com eles, né? No último ano de sub-20, é o meu último título com o sub-20”, declarou o camisa 10.
O jovem meia fez questão de valorizar o coletivo e exaltar o goleiro Léo Nannetti, decisivo na noite. “Agradecemos pela partida, agradecemos pela noite iluminada, que o (goleiro) Léo (Nannetti) estava iluminado, então, com certeza, essa vitória tem que ter o Léo. Mas todos estão de parabéns, o (técnico) Bruno (Pivetti) também, pelo trabalho que ele está fazendo com a gente no sub-20. Muito grato. Somos campeões duas vezes, né? Então, feliz demais, grato a Deus por tudo”, acrescentou.
Herói do título
Nos pênaltis, Matheus ficou responsável pela quinta cobrança, a que poderia definir o título. No entanto, não foi necessário. Antes disso, Léo Nannetti brilhou ao defender duas batidas do Barcelona e garantiu o troféu ao Flamengo. Durante os 90 minutos, o goleiro já havia sido peça-chave, evitando várias chances claras do adversário.
Com o bicampeonato, o Mengão se tornou o clube mais vitorioso da competição, superando Benfica e Boca Juniors, que têm apenas um título cada. A hegemonia coloca a equipe carioca como referência mundial no trabalho de formação de atletas.

Veja também
Ex-alvo do Flamengo, Mikey Johnston brilha com golaço na Inglaterra e Nação reage: “Perdoa a gente”
O próximo desafio para seguir no topo será em 2026, mas para chegar lá, o Flamengo precisa antes conquistar novamente a Libertadores Sub-20 no próximo ano. O bicampeonato já entrou para a história, mas a busca pelo tricampeonato mundial já começa a ganhar força nos bastidores do clube.




