Riquelme, a “bola da vez”
Dentro do G6 do Campeonato Brasileiro, o Botafogo já começou o planejamento para 2026. A diretoria começou a fazer algumas sondagens após o mapeamento de alvos realizados pela equipe de scout do Glorioso.
A destacar, o caso do zagueiro Riquelme, do Sport. Segundo o portal ge, o jovem de 18 anos já tem negociações avançadas para ser um dos reforços do Botafogo na próxima temporada. A contratação pretende abater dívidas passadas do clube nordestino com o Fogão devido ao acordo com o atacante Carlos Alberto.
A princípio, Riquelme se encontra avaliado por R$ 15 milhões, o mesmo valor efetuado na compra por Carlos Alberto. No entanto, o Glorioso quer contratar o zagueiro por um preço menor, uma vez que almeja deixar uma parte dos direitos econômicos de Riquelme para o Sport.
Mudança do perfil de contratações para 2026
O exemplo de Riquelme não é por acaso. O Botafogo já iniciou contatos com outros clubes e empresários para entender a situação dos jogadores que ambiciona contratar para 2026.
O Alvinegro quer entender se existe o interesse pela transferência e se os alvos estão dentro da realidade financeira do Fogão. Porém, ainda não há negociações em andamento como ocorre com o zagueiro do Sport.
Por isso, houve a decisão nos bastidores pela mudança no perfil de contratações para 2026 se comparado às últimas duas temporadas: o foco em jogadores mais baratos e aproveitar oportunidades de mercado.

RJ – RIO DE JANEIRO – 26/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, BOTAFOGO X CORINTHIANS – John Textor CEO do Botafogo durante partida contra o Corinthians no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Corte de gastos
Em meio à briga judicial com a Eagle Football e a Ares, John Textor planeja tirar o pé do acelerador na próxima temporada. Isto é, decidiu-se que o Botafogo terá um corte de 30% na folha salarial para 2026.

Veja também
Jornalista Waldir Luiz é sincero sobre permanência de Davide Ancelotti no Botafogo: “Acho pouco provável”
Opinião da redação do Antenados
O Botafogo acerta no planejamento para 2026 quando busca encontrar jovens promissores e boas oportunidades de mercado. Diferente de 2024, a decisão pode trazer frutos não de imediato, mas a médio prazo na construção de uma equipe sólida e sem saídas em massa, um dos problemas desta temporada.




