Jornalista questionou ex-técnicos
Nesta terça-feira (4), ocorreu o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol. Na presença de Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira, Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira criticaram a presença de estrangeiros no comando do Brasil. Ao falar sobre o assunto, Bruno Formiga, no Seleção, programa do sportv, criticou ambos e lembrou que já passaram por times do exterior:
“Assim, eu acho constrangedor, eu admiro a autenticidade e a coragem do Leão em bancar e falar aquilo ali na frente do Ancelotti.” André Rizek então lembra: “Mas ele trabalhou três vezes no Japão.” Formiga concorda e afirma: “Isso, é onde eu ia chegar. A gente tem vários treinadores brasileiros que ganharam muito dinheiro no mundo árabe, na China, no Japão. E eu duvido que eles tenham sido tratados dessa forma lá.”
“Que tenha havido um movimento de rejeição pública, que é o que eu acho que acontece aqui. No fundo, é um medo/reconhecimento da incompetência. Nós temos treinadores muito bons, mas nós temos lacunas que alguns estrangeiros chegaram aqui e preencheram. Outros vieram aqui e fizeram um trabalho péssimo. Outros chegaram aqui e fizeram trabalhos muito bons.”
Estrangeiro na Seleção Brasileira
Ao continuar com sua fala, Bruno Formiga defendeu o trabalho de Ancelotti, que recebeu algumas críticas pela última convocação, na Seleção Brasileira. O jornalista também lembra técnicos estrangeiros no comando do Brasil não era um assunto na época do Tite. Com os resultados ruins dos últimos treinadores, isso “virou uma demanda”:
“O ganho que o Ancelotti deu para a seleção de quase de imediato, constrangedor para os outros trabalhos. E a gente tinha um ciclo anterior onde isso não era debatido, porque o Tite estava ali preenchendo. O trabalho era bom, os ciclos foram muito bons. Ninguém ficava discutindo, treinador estrangeiro na seleção. Mas chegou um ponto que isso virou uma demanda e tá tudo bem.”
“Você imagina se os jogadores fazem um fórum e ficam eles discutindo ali. Absurdo. ‘Que a gente é penta campeão do mundo.’ Não tem que ter tantos jogadores estrangeiros aqui. Cara, assim, é duma ridicularidade. É duma… E é demagogo, né, também.”

Carlo Ancelotti tecnico do Brasil durante partida contra o Chile no estadio Maracana pelo campeonato Eliminatorias Copa Do Mundo 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira incomodaram Federação
O Fórum é organizado pela Federação Brasileira de Técnico de Futebol. Segundo o ge, a entidade ficou incomodada com as falas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira. A situação constrangedora também acabou ofuscando o que evento, que tinha o propósito de ser acadêmico.

Veja também
Carlo Ancelotti não vê Neymar com condições físicas para disputar a Copa do Mundo, informa portal




