São Paulo divulga boletim médico de atletas
O São Paulo divulgou nesta sexta-feira seu primeiro boletim detalhado sobre jogadores lesionados. Nesse sentido, a iniciativa cumpre a promessa da diretoria de oferecer mais transparência e aproximar os torcedores dos bastidores do clube.
Dessa forma, cinco atletas do elenco permanecem em tratamento: Calleri, Ryan Francisco e André Silva, todos com lesões nos joelhos, além de Luan e Rafael Tolói, que enfrentam problemas musculares.
Entre eles, Rafael Tolói apresenta a recuperação mais avançada. O zagueiro sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda no dia 29 de setembro. Ele já participa de atividades com bola e corridas de alta intensidade sob supervisão da equipe de fisioterapia. Assim, segundo o clube, realiza tratamento clínico aliado a exercícios de fortalecimento. Caso mantenha a evolução, iniciará na próxima semana os trabalhos com a preparação física.
André Silva segue tratamento
Em relação a André Silva, havia dúvidas sobre o melhor método para tratar a lesão no joelho direito, que envolve rompimento parcial do ligamento cruzado posterior e estiramento do ligamento cruzado anterior, sofrida no dia 24 de agosto.
Portanto, o atacante segue atualmente tratamento clínico sem cirurgia, realizando programa de fortalecimento e controle motor sob supervisão da fisioterapia, após a decisão pelo caminho conservador.

André Silva pelo São Paulo na Libertadores 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Situação de outros jogadores
Além disso, o volante Luan, que sofreu lesão no músculo adutor direito, mantém rotina de tratamento clínico com exercícios de fortalecimento. Ele é acompanhado de perto pela equipe de fisioterapia.
Por outro lado, Calleri passou por cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo há pouco mais de cinco meses. Ele concluiu a fase de fisioterapia e começará, na próxima semana, os trabalhos voltados à preparação física.

Veja também
Lucas Moura estará 100% no São Paulo contra o Grêmio, afirma portal
Por fim, Ryan Francisco passou por cirurgia em 30 de julho para corrigir ruptura no ligamento cruzado anterior e lesão meniscal no joelho esquerdo. O jovem segue programa de fortalecimento e controle motor, monitorado de perto pelo departamento de fisioterapia do clube.




