O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, enfrentará o clássico contra o Santos neste sábado, às 21h, na Vila Belmiro, com uma significativa escassez de opções para a posição de “camisa 8” no meio-campo. A situação obriga o treinador a recorrer a soluções improvisadas para montar o setor. Informação do UOL Esporte.
A carência de atletas de ofício na função é resultado de múltiplos desfalques. O meio-campista Andreas Pereira, que seria a primeira opção, está suspenso. Lucas Evangelista, o substituto imediato, se recupera de uma cirurgia na coxa direita, e Allan, que poderia ser improvisado, também cumpre suspensão imposta pelo STJD.
Mudanças entre os titulares
Diante das ausências, Abel Ferreira estuda alternativas táticas e de posicionamento. O argentino Aníbal Moreno pode ser escalado na função de segundo volante, posição em que tem sido testado em treinamentos na Academia de Futebol.

Abel Ferreira técnico do Palmeiras durante partida contra o Santos na Arena Allianz Parque pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Outra possibilidade é a utilização do zagueiro Bruno Fuchs como primeiro volante quando o time detiver a posse de bola. O defensor já apresentou bom desempenho na função em partidas anteriores.
Embora Raphael Veiga já tenha sido utilizado como mais recuado em outras ocasiões, sua presença mais próxima aos atacantes é considerada mais provável. A escassez de opções no setor ofensivo torna sua manutenção avançada fundamental para a equipe. O jovem Agustín Giay e Larson, este último das categorias de base, também são vistos como alternativas a serem consideradas.
O Palmeiras soma um total de 12 desfalques para a partida, distribuídos entre convocações para a Data FIFA, lesões e suspensões. Estão fora Piquerez, Emi Martínez, Facundo Torres (Uruguai), Gustavo Gómez, Ramón Sosa (Paraguai), Flaco López (Argentina) e Vitor Roque (Brasil), além dos suspensos Andreas Pereira e Allan, e os lesionados Weverton, Paulinho e Lucas Evangelista.

Veja também
Palmeiras trabalha nos bastidores para ter Flaco López contra o Santos; entenda
Provável escalação
A provável escalação do Verdão para o clássico aponta para: Carlos Miguel; Khellven, Micael, Murilo e Jefté; Bruno Fuchs, Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Felipe Anderson; Maurício e Bruno Rodrigues.




