O Vasco da Gama finalizou o empréstimo do lateral-esquerdo Riquelme ao Panserraikos 1946 FC, da Grécia. Segundo o jornalista Emerson Rocha, o contrato de cessão é válido até julho de 2026 e prevê uma opção de compra ao término do período. O atleta já se deslocou para o território grego com o objetivo de realizar os procedimentos burocráticos e assinar com a nova equipe.
Poucas chances em São Januário
Formado nas categorias de base do clube carioca, Riquelme teve convocações para as seleções brasileiras juvenis e estreou no time profissional em 2020. A trajetória do lateral no Rio de Janeiro foi marcada por um processo de adaptação e por uma lesão nos ligamentos do joelho em 2022, que resultou em um afastamento das atividades por 345 dias.
Antes da transferência para a Europa, o jogador passou por um período de empréstimo no Sport, em 2024, com o intuito de adquirir ritmo de jogo. No clube pernambucano, o defensor atuou em 14 partidas. Pelo CRVG, o retrospecto total de Riquelme registra 38 jogos disputados e duas assistências registradas para seus companheiros de equipe.
A movimentação faz parte de um planejamento da diretoria vascaína para reduzir o número de atletas no plantel principal. O objetivo da gestão é diminuir os custos mensais com a folha salarial, abrindo espaço orçamentário para a inscrição de novos reforços durante o decorrer da temporada de 2026.

Riquelme atuando no Vasco em 2022 – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Chegada de Cuiabano
No sentido oposto, o Vasco avançou nas tratativas para contratar o lateral-esquerdo Cuiabano, vinculado ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Conforme relatado pelo jornalista Gustavo Cunha, a negociação evoluiu após o clube brasileiro apresentar uma proposta de empréstimo com cláusula de obrigação de compra ao final do vínculo.
Os valores apresentados na nova oferta foram aceitos pela equipe inglesa, o que deixou o acerto próximo da oficialização. O atleta de 22 anos e seus representantes já alinharam as bases salariais com o Vasco, e o jogador manteve contato direto com o técnico Fernando Diniz para discutir sua integração ao esquema tático.
Cuiabano não estava nos planos imediatos do Nottingham Forest para o primeiro semestre deste ano, o que facilitou a liberação. O jogador é tratado como uma das prioridades do setor defensivo vascaíno para suprir a carência de opções no lado esquerdo do campo após as recentes mudanças no elenco.

Veja também
Victor Luís pode deixar o Vasco rumo à rival da Série A caso Cuiabano seja reforço
Opinião do Antenados no Futebol
A chegada de Cuiabano seria perfeita para o elenco do Vasco. Além de disputar posição com Piton, ele ampliaria as opções de Diniz após a saída de Riquelme. Mais que uma simples contratação, representaria uma demonstração de força do clube no mercado: o cruzmaltino repatriaria um lateral jovem e destaque de um rival.




