Mudanças para 2026
O Grêmio voltou a decepcionar seus torcedores e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quarta-feira (5), na Arena, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão Série A. Um dos principais alvos de críticas da torcida foi o técnico Mano Menezes, que enfrenta forte pressão interna e externa.
Parte dos gremistas já defende que o treinador não seja mantido para a próxima temporada, e a indefinição sobre o comando técnico pode se intensificar nos bastidores do clube.
Tite no Grêmio?
Isso porque, segundo informações do jornalista Alex Bagé, Paulo Caleffi, candidato a presidente do Grêmio, tem interesse em contratar o técnico Tite para assumir o comando do Imortal em 2026, caso o dirigente seja eleito para o próximo triênio.
Até o momento, o comandante foi sondado com o objetivo de avaliar a disposição em liderar o projeto esportivo do Imortal, que passará por reformulação independente do resultado das eleições.
Tite está livre no mercado desde que deixou o Flamengo, em setembro de 2024, após uma série de resultados negativos. O treinador chegou a ser procurado por clubes como Corinthians e Santos, mas decidiu se afastar do futebol para cuidar da saúde mental e física, após enfrentar uma crise de ansiedade.

RS – PORTO ALEGRE – 22/09/2024 – BRASILEIRO A 2024, GREMIO X FLAMENGO – Tite tecnico do Flamengo durante partida contra o Gremio no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Apesar disso, não descarta retornar aos gramados em 2026. A ideia inicial do técnico era tentar uma experiência no futebol europeu, mas a possibilidade de voltar a trabalhar no Brasil, especialmente em um clube com o qual tem identificação, pode alterar seus planos. Tite tem história no Grêmio, clube que comandou entre 2001 e 2003, período em que conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho. Além disso, o fato de o treinador ter nascido em Caxias do Sul pode fortalecer os laços e favorecer uma eventual negociação.
Opinião do Antenados no Futebol

Veja também
Mano Menezes abre o jogo e admite possíveis mudanças para Fortaleza x Grêmio: “Estar bem”
A troca de Mano Menezes por Tite seria um salto de qualidade técnico e tático para o Grêmio, que busca reconstruir sua identidade competitiva. Mano não tem conseguido emplacar boas sequências e irrita parte da torcida com atuações irregulares. Tite, por outro lado, traria experiência, organização e liderança, mas precisaria de tempo e respaldo político para desenvolver seu trabalho.




