Novo destino
O Vasco da Gama encerrou a temporada de forma negativa e já projeta uma reformulação no elenco para 2026, com a possibilidade de diversas saídas. Um dos nomes que pode deixar São Januário é o do meio-campista Paulinho, que teve pouca participação em 2025 e aparece no radar de um rival.
Segundo as informações reveladas pelo jornalista Pedro Cobalea, do “Lance!”, Paulinho pode deixar o Vasco de forma gratuita rumo ao Atlético Mineiro, que demonstra interesse na contratação do jogador para a próxima temporada.
O atleta tem contrato com o clube carioca apenas até o fim deste ano e, neste momento, não há avanço para renovação, o que o deixaria livre no mercado. Além do Atlético Mineiro, o nome do meio-campista também já foi especulado no Athletico Paranaense, enquanto clubes do Oriente Médio chegaram a sondar a situação do atleta.
Grave lesão e perda de espaço
Paulinho chegou ao Vasco em 2023 e foi considerado peça importante em seu primeiro momento no clube. Com o passar do tempo, porém, o rendimento caiu, cenário que se agravou em 2024, quando o jogador sofreu uma grave lesão no joelho direito, com rompimento do ligamento cruzado anterior, ficando afastado dos gramados por cerca de dez meses.
Em 2025, Paulinho não conseguiu recuperar espaço e foi utilizado principalmente como reserva sob o comando de Fernando Diniz. Ao todo, disputou 26 partidas, com um gol marcado e uma assistência.

RJ – RIO DE JANEIRO – 22/07/2025 – COPA SUL-AMERICANA 2025, VASCO X INDEPENDIENTE DEL VALLE – Paulinho jogador do Vasco durante partida contra o Independiente del Valle no estadio Sao Januario pelo campeonato Copa Sul-americana 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Algo que pode ajudar na transferência do jogador para o Galo é a relação com Paulo Bracks, atual diretor executivo de futebol. Paulinho foi contratado pelo Vasco quando o dirigente estava trabalhando no clube carioca.
Opinião do Antenados no Futebol

Veja também
Fernando Diniz toma decisão e Matheus França fica no Vasco em 2026
A saída de Paulinho do Vasco tende a ser uma decisão acertada. O jogador não conseguiu retomar um alto nível após a lesão, encerra contrato ao fim da temporada e uma renovação significaria mais gastos para um clube que busca reestruturar o elenco. Para o Cruzmaltino, liberar o atleta pode abrir espaço financeiro e esportivo para novas apostas em 2026.




