Monitoramento inicial sem avanço concreto
O Palmeiras chegou a demonstrar interesse em Matheus Pereira e buscou entender a situação do meia-atacante do Cruzeiro no início de dezembro de 2025. A movimentação, no entanto, não passou de uma consulta preliminar. No momento, não existe absolutamente nada entre as partes, segundo informou Diego Firmino.
Nos últimos dias, surgiram informações de que o Verdão, de olho em reforços de peso para a temporada 2026, monitorava a situação vivida por Matheus Pereira no Cruzeiro. De acordo com apuração da ESPN, o clube paulista aguardava para entender o desfecho das negociações de renovação contratual entre o jogador e a Raposa.
Cenário contratual e postura do Palmeiras
O vínculo entre Matheus Pereira e o Cruzeiro é válido apenas até o meio de 2026, o que abre a possibilidade de o atleta assinar um pré-contrato e deixar o clube sem custos a partir da metade do ano. Ainda segundo a reportagem, o Palmeiras não trabalharia com uma negociação direta com o Cruzeiro, mas sim com o estafe do jogador, caso houvesse avanço.
Essa não foi a primeira vez que o nome do meia-atacante apareceu no radar do clube paulista. Na reta final de 2024, o Alviverde demonstrou interesse, mas o Cruzeiro estipulou um valor a partir de 25 milhões de euros, cerca de R$ 159 milhões na cotação da época. Diante do alto montante, o Palmeiras recuou e não deu sequência às tratativas.
Decisão do jogador e planejamento alviverde
Aos 29 anos, Matheus Pereira disputou 52 partidas em 2025, com sete gols marcados e nove assistências distribuídas. Além do cenário financeiro, pesou também a postura do próprio atleta, que se recusou a negociar com qualquer outro clube, o que frustrou uma possível investida do Palmeiras naquele momento.
O meia prioriza a permanência no Cruzeiro, e uma reunião entre a cúpula do clube mineiro e o empresário do jogador deve ocorrer em breve. A expectativa interna é positiva, já que o Cabuloso pretende apresentar uma proposta considerada atrativa para manter Matheus Pereira em Belo Horizonte.

RJ – RIO DE JANEIRO – 03/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, BOTAFOGO X CRUZEIRO – Matheus Pereira jogador do Botafogo comemora seu gol durante partida contra o Cruzeiro no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Enquanto isso, o Palmeiras ajusta sua estratégia para 2026. Após um período focado em apostas em jovens talentos do futebol brasileiro e sul-americano, o clube passa a mirar reforços mais experientes. O primeiro nome já acertado para a temporada é o de Marlon Freitas, que se destacou pelo Botafogo nos últimos anos.
Opinião da Redação Antenados no Futebol

Veja também
Torcida do Palmeiras sugere troca de Murilo por Savarino para reforçar o elenco de Abel Ferreira
A postura cautelosa do Palmeiras no caso Matheus Pereira revela a leitura de mercado: monitorar oportunidades sem assumir riscos financeiros fora do planejamento. O meia do Cruzeiro é um ativo valorizado, mas o custo elevado e a preferência do jogador por permanecer onde está tornam o negócio pouco eficiente no curto prazo. Para o Verdão, a estratégia parece mais alinhada à busca por equilíbrio entre experiência e sustentabilidade financeira. Em um mercado cada vez mais inflacionado, saber a hora de observar, e recuar, pode ser tão decisivo quanto fechar uma contratação.




