Cadê os reforços?
Se no começo de 2025 o Cruzeiro fez contratações badaladas e importantes, isso não pode ser dito sobre a janela de meio de ano. Até o momento, o time comandado por Leonardo Jardim ainda não reforçou seu elenco — contudo, não foi por falta de tentativas.
Nesta janela, a Raposa tentou trazer o zagueiro Victor Gabriel, mas a pedida do Internacional foi considerada alta demais. Além disso, o clube chegou a negociar com Jeremy Sarmiento, do Brighton, mas nenhuma das negociações saiu do papel.
Contratações precisam do aval de Leonardo Jardim
O jornalista Samuel Venâncio trouxe novas informações a respeito da postura ‘conservadora’ do Cruzeiro no mercado da bola. Segundo apuração dele, a diretoria celeste mudou sua postura em relação ao começo do ano e, agora, atende diretamente aos pedidos do técnico Leonardo Jardim.
“Sei que está todo mundo aí perguntando sobre mercado, mas o Cruzeiro vem trabalhando da seguinte forma: não vai contratar nenhum jogador que não tenha o aval do técnico Leonardo Jardim. Hoje o Departamento de Futebol trabalha desta maneira”, afirmou Venâncio.

SP – SAO PAULO – 23/07/2025 – BRASILEIRO A 2025, CORINTHIANS X CRUZEIRO – Leonardo Jardim tecnico do Cruzeiro durante partida contra o Corinthians no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Essa mudança reflete uma diferença do que era o Departamento de Futebol na primeira metade de 2025. Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, chegou a criticar publicamente de algumas contratações feitas por Alexandre Mattos, hoje no Santos, sem o aval e/ou pedido do então treinador Fernando Diniz.
“A diretoria não vai contratar por contratar. Se tiver um jogador que a opinião popular considera interessante, se não tiver o aval da comissão técnica, o Cruzeiro não vai contratar. Hoje o elenco tem jogadores que foram contratados nesse molde e que estão recebendo poucas oportunidades. O planejamento é contratar atleta que o técnico vai utilizar”, acrescenta Venâncio.
Matheus Gonçalves foi um dos aprovados
Dos nomes tentados pelo Cruzeiro, o meia-atacante Matheus Gonçalves, do Flamengo, foi um pedido de Leonardo Jardim. Entre o jogador e a Raposa, estava tudo certo, mas o clube carioca dificultou a liberação. Após a derrota para o Ceará no fim de semana, o treinador português afirmou que está satisfeito com o elenco que tem em mãos no Cabuloso.

Veja também
Christian avança em recuperação de problema físico e reforça Cruzeiro na Copa do Brasil




