Mateo Ponte, do Botafogo, tem despertado interesse no mercado sul-americano, com possibilidades de transferência para clubes da Argentina e do México. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9/12) pelo empresário do jogador, Edgardo Lasalvia, em entrevista ao jornal uruguaio “El Espectador”.
Na mira de clubes estrangeiros
Lasalvia, conhecido como “Chino”, revelou que houve contato do vice-presidente do Nacional-URU, Flavio Perchman, sobre o jogador. No entanto, o agente descartou a possibilidade de retorno de Ponte ao Nacional, explicando que o Fogão só aceita negociá-lo em definitivo por um valor que o clube uruguaio não conseguiria atingir. Anteriormente, clube árabes também sondaram o lateral.
“Pelo Mateo Ponte me ligou outro dia Flavio [Perchman, vice-presidente do Nacional-URU], a quem também parabenizei pelo título. Hoje não há chance de ele ir para o Nacional, porque o Botafogo só aceita vendê-lo. Embora o preço não seja exorbitante, o Nacional não chegaria nesse número. E temos algumas possibilidades no futebol argentino, no México e em vários outros lugares para Mateo, estamos trabalhando”, disse Lasalvia.
Mateo Ponte chegou ao Botafogo em agosto de 2023. Na temporada de 2025, o lateral atuou como reserva de Vitinho, marcando dois gols em 37 partidas, sendo 13 delas como titular. O contrato do uruguaio com o clube alvinegro é de longa duração, estendendo-se até julho de 2028.

Mateo Ponte jogador do Botafogo durante partida contra o Palmeiras – Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Foco em 2026
Ao final da partida contra o Fortaleza, na qual marcou o último gol do Botafogo na temporada, Ponte avaliou o desempenho da equipe. “Foi um grande jogo de todo o time, a nossa equipe se comportou muito bem, mesmo saindo atrás do placar. Soubemos nos acalmar dentro do jogo e reverter o placar. O nosso time criou muitas oportunidades e mostrou toda a nossa força diante do nosso torcedor,” afirmou o lateral.

Veja também
Botafogo toma decisão e encaminha saída de Jeffinho para o exterior em 2026
O uruguaio também fez um balanço da temporada. “Acredito que essa temporada foi de grande aprendizado para todos nós. Tivemos momentos de oscilação dentro do ano, mas agora o nosso time engatou uma sequência muito positiva e terminamos o campeonato com dez jogos de invencibilidade, algo que foi muito importante para nós”, acrescentou.




