Derrota com polêmica
O Grêmio segue em um momento delicado na temporada e sofreu mais um revés neste sábado (17), ao ser derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo, no Morumbi, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O Tricolor Gaúcho até saiu na frente, mas levou o empate e acabou sofrendo a virada em um pênalti polêmico cometido sobre o meia-atacante Luciano, aos 32 minutos do segundo tempo.
O lance gerou revolta entre jogadores, diretoria e torcedores do Imortal. A indignação aumentou após a divulgação do áudio do VAR, que mostra os bastidores da decisão do árbitro Rodrigo Pereira de Lima, responsável pela partida.
Áudios do Var
A jogada começa em uma cobrança de escanteio a favor do São Paulo. No lance, o zagueiro Arboleda acerta o rosto de Jemerson com o braço. O contato não foi observado pelo árbitro de campo. Na sequência, a bola continua viva na área até que Camilo comete a falta em Luciano, que resultou na marcação da penalidade.
Na cabine do VAR, o árbitro Paulo Renato Moreira de Souza Coelho destaca: “A falta é clara, ele deixa o braço. Tem um braço que você não vê no campo”, referindo-se ao toque de Arboleda em Jemerson.
Mesmo com a observação do vídeo, o árbitro de campo opta por manter a decisão da penalidade, justificando que houve uma “nova origem” na jogada após o contato inicial, e por isso, não invalidaria o lance.

SP – SAO PAULO – 17/05/2025 – BRASILEIRO A 2025, SAO PAULO X GREMIO – Lucca jogador do Sao Paulo durante partida contra o Gremio no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
“Para nós, tem uma limpada, mas você avalia”, disse o Var, deixando a decisão final para o árbitro principal, que confirmou o pênalti em campo.
Situação do Grêmio

Veja também
Grêmio monitora situação de Marcelo Grohe e mais dois goleiros
Com o resultado, o Grêmio segue em queda na tabela e agora ocupa a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, com 9 pontos, mesma pontuação de Internacional (15º) e Vitória (16º), os rivais jogam neste domingo (18) e podem piorar a situação.