A divulgação da pré-lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo reacendeu um tema que parecia distante há alguns meses: a possível volta de Thiago Silva ao torneio mais importante do futebol mundial. Aos 41 anos, o defensor apareceu entre os 55 nomes enviados pela CBF à Fifa, aumentando as expectativas por uma convocação definitiva.
Durante o programa “Redação Sportv”, o comentarista André Rizek avaliou que o experiente zagueiro ainda entrega um nível técnico superior ao de outros concorrentes do setor defensivo. Para o jornalista, o rendimento recente do camisa 3 justifica a permanência dele no radar da comissão técnica comandada por Carlo Ancelotti.
Ao analisar a disputa por espaço na defesa brasileira, Rizek citou jogadores como Danilo e Léo Pereira, mas destacou que Thiago Silva segue em uma prateleira diferenciada pela leitura de jogo, liderança e capacidade de decisão em partidas grandes. “Mas com todo respeito, melhor que o Danilo, melhor que o Léo Pereira. Ótimo zagueiro, mas tem um patamar muito maior (Thiago)”, disparou.
Thiago Silva merece estar na lista final da Seleção Brasileira?
Thiago Silva merece estar na lista final da Seleção Brasileira?
0 pessoas já votaram
Thiago Silva recebe respaldo nos bastidores da Seleção
Ainda no debate exibido pelo Sportv, André Rizek relembrou o desempenho do defensor pelo Fluminense na última temporada e apontou que o histórico recente fortalece a possibilidade de retorno à Seleção. “Ano passado, no mesmo palco de um estádio da Copa do Mundo ele fez uma competição irretocável, pelo o Fluminense. Eu levaria, sinceramente e com todo respeito assim, acho que o Danilo tem uma carreira incrível, Danilo é um coringa na defesa, pode jogar de lateral direita, nas duas posições, na lateral esquerda. Já o Thiago não joga de lateral, até onde eu saiba, mas ele pode jogar nos dois lados da zaga”, concluiu.

Leo Pereira jogador do Flamengo comemora seu gol anulado pelo var com Danilo jogador da sua equipe durante partida contra o Independiente Medellin no estadio Maracana pelo campeonato Copa Libertadores 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Outro nome que reforçou a possibilidade de convocação foi o repórter Eric Faria. Durante o programa, o jornalista afirmou que a simples presença do zagueiro na pré-lista dificilmente seria apenas simbólica, indicando que o defensor realmente está nos planos da comissão técnica. “Não me parece fazer sentido por ele na pré-lista, e não convocar, na verdade, me deixou com uma ‘pulguinha’ atrás da orelha”, afirmou.
O próprio Carlo Ancelotti também falou publicamente sobre a situação do veterano em entrevista ao jornal francês “L’Équipe”. O treinador italiano deixou claro que a idade não será usada como barreira na montagem do elenco brasileiro para a Copa do Mundo. “Nunca olho para a data de nascimento no passaporte. Todos os jogadores brasileiros podem aspirar a estar na lista para a Copa do Mundo. Portanto, não importa se ele tem 41 anos. Se merecer estar lá, estará. A idade não é um problema. Veja Maldini, que tinha quase 39 anos quando ganhou uma final de Champions League, ou Luka Modric, que tem 40 hoje”, declarou.
Opinião: experiência pode virar diferencial decisivo
A possível presença de Thiago Silva no Mundial representa mais do que nostalgia ou reconhecimento pela carreira construída. Em uma competição curta e de pressão extrema, ter um defensor acostumado com decisões pode oferecer equilíbrio emocional e organização para uma defesa que ainda busca estabilidade em momentos importantes.
Além disso, o cenário atual da Seleção mostra que experiência e desempenho imediato podem pesar mais do que renovação por idade. O zagueiro segue competitivo no futebol brasileiro, mantém regularidade física e continua sendo referência técnica dentro do Fluminense, algo que naturalmente fortalece sua candidatura para disputar mais uma Copa do Mundo.




