O Palmeiras pode ganhar um representante inesperado na próxima Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho, nos Estados Unidos, Canadá e México. O meia Maurício teve sua naturalização paraguaia homologada pela FIFA no dia 9 de fevereiro e já está apto a defender a seleção do país vizinho na competição.
Apesar de ter nascido em São Paulo, o camisa 18 obteve a nacionalidade paraguaia por meio do pai, Carlos Alberto, o que facilitou o processo. A mudança de federação já aparece oficialmente na plataforma da FIFA que registra solicitações desse tipo, indicando a transferência para a Associação Paraguaia de Futebol.
Elegível e no radar da Albirroja
Com a documentação regularizada, Maurício passa a ser opção para o técnico Gustavo Alfaro. A imprensa paraguaia repercutiu a decisão e já especula uma possível convocação do meia palmeirense, que poderia atuar ao lado dos também conhecidos do torcedor alviverde Gustavo Gómez e Ramón Sosa.
O Paraguai está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Austrália, Estados Unidos e um adversário vindo da repescagem da Uefa. A eventual presença de Maurício ampliaria a representatividade do Palmeiras no torneio e reforçaria a conexão do clube com seleções sul-americanas.
Revelado pelo Cruzeiro e com passagem pelo Internacional, Maurício atuou nas categorias de base da Seleção Brasileira. Nos últimos anos, porém, já havia admitido que considerava a possibilidade de defender o Paraguai, inclusive após sondagens de comissões técnicas anteriores da Albirroja.
Sonho mundial e impacto no Verdão
Desde que chegou ao Palmeiras, em 2024, Maurício se consolidou como peça importante no elenco. Na última temporada, somou 10 gols e 11 assistências, números que reforçam seu protagonismo técnico e justificam o interesse paraguaio em contar com o meia de 24 anos.

SP – SAO PAULO – 08/02/2026 – PAULISTA 2026, CORINTHIANS X PALMEIRAS – Mauricio jogador do Palmeiras durante partida contra o Corinthians no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
A Albirroja já conta com um brasileiro naturalizado no elenco, o goleiro Carlos Coronel, o que torna o ambiente ainda mais receptivo a atletas com dupla nacionalidade. Para Maurício, a decisão representa a chance concreta de disputar uma Copa do Mundo, mesmo que não seja com a camisa do Brasil.

Veja também
Paulinho acelera recuperação no Palmeiras e direção negocia saída de Luighi ou Bruno Rodrigues
Opinião da Redação Antenados no Futebol
A escolha de Maurício evidencia como o cenário internacional abre caminhos alternativos para jogadores em alto nível, mas fora do radar imediato da Seleção Brasileira principal. Para o Palmeiras, ter um atleta em Copa do Mundo valoriza o elenco e, para o meia, pode ser o passo decisivo para consolidar sua carreira em outro patamar competitivo.




