O Flamengo e o Sport foram campeões de competições nacionais em 1987, ano em que houve divisão entre os clubes brasileiros. Atualmente, a CBF reconhece apenas o clube pernambucano como campeão brasileiro naquele ano. Mas Paulo Gonet, chefe da PGR, deu razão ao time carioca e enviou parecer favorável ao reconhecimento do título.
A ação movida pelo Mengo é para a rescisão de um acórdão da Primeira Turma do STF, de 2017. Na época, foi decidido pela invalidação da resolução da CBF que definia a divisão do título entre as duas equipes. Em manifestação no Supremo, Gonet concordou com a tese do Rubro-Negro carioca.
O clube argumentou que a decisão da Primeira Turma foi errada por considerar que a CBF não poderia declarar outro clube como campeão. Além disso, Gonet entende que a Justiça Federal reconheceu o Sport vencedor em 1987. Contudo, não houve proibição para que outro time também fosse declarado dessa forma.
Flamengo se prepara para disputa da Recopa Sul-Americana
Flamengo quer reconhecimento do título
Em 1987, houve a disputa da Copa Brasil, vencida pelo Sport, e um campeonato próprio do Clube dos 13, que o Flamengo foi campeão, chamado de Copa União. A separação se deu por problemas financeiros que a CBF passava na época e os 13 grandes do país buscavam uma maior rentabilidade.
Ambos ficaram conhecidos como Campeonato Brasileiro de 1987. No entanto, isso também causou a disputa para o reconhecimento dos dois times como campeão naquele ano. A CBF chegou a entender que o Fla também era campeão brasileiro, como reconhecimento vindo em 2011.
Entretanto, com a disputa judicial, a entidade cumpriu a decisão tomada pela Primeira Turma do STF, deixando apenas o Sport com o título nacional. A decisão já transitou em julgado, com o Tribunal já reconhecendo o Leão como campeão em três ocasiões.

Pulgar jogador do Flamengo comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Botafogo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Opinião do Antenados no Futebol
A disputa judicial já dura mais de 40 anos e o Flamengo insiste em buscar esse reconhecimento. Campeão da Copa União em 1987, o Rubro-Negro venceu o torneio que tinha os maiores clubes do país na época. O que significa que a outra competição teve uma ‘briga’ menor. A divisão do título seria a decisão mais democrática tanto para o time pernambucano quanto para o carioca.

Veja também
Torcida do Flamengo reprova possível contratação de Coutinho após saída do meia do Vasco




