PC Oliveira comenta pedido de pênalti de Martinelli
O Fluminense saiu derrotado por 1 a 0 para o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, no primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil. Apesar do gol de Luciano Juba no fim, as maiores discussões ficaram por conta da arbitragem de Raphael Claus e das revisões do VAR, especialmente em dois lances que envolveram pedidos de pênalti da equipe de Rogério Ceni.
Aos 20 minutos da segunda etapa, Martinelli caiu na área após dividida com Jean Lucas. O árbitro mandou o jogo seguir, decisão que foi endossada pela equipe do VAR. PC Oliveira analisou o lance em detalhe.
“Um lance bem difícil. Tivemos que buscar no detalhe com o nosso operador. Eu estava com a impressão de que o Jean Lucas tinha tocado no pé do Martinelli. O Martinelli entra na frente do Jean Lucas. Num primeiro momento eu pensei que era pênalti. Mas repare o pé esquerdo do Jean Lucas. Só na bola. Ele corta a bola, e depois tem o contato”, afirmou.
Na sequência, o ex-árbitro completou: “A ação do Martinelli não foi nem tanto para dominar a bola, e sim para ganhar a dianteira do Jean Lucas. Pé esquerdo na bola, para mim não houve o pênalti. Mas concordo que é muito difícil”.
Pênalti revertido após toque no braço de Arias
O segundo lance polêmico surgiu já nos acréscimos. Soteldo finalizou, e a bola bateu no braço de Arias. Claus marcou a penalidade, mas após checagem no VAR voltou atrás e anulou a marcação. Para PC Oliveira, a decisão foi correta, mas a forma como o árbitro reagiu chamou atenção. “Acho que ele apitou no grito. Na reclamação dos jogadores do Fluminense, ele marcou atrasado, sem muita convicção”, criticou o comentarista.
O ex-árbitro ainda fez uma comparação com o clássico Vasco x Botafogo, quando Anderson Daronco decidiu não marcar um lance semelhante. Nesse contexto, ele também defendeu o papel do VAR em Bahia x Fluminense. “Se a bola não tivesse batido no braço, teria batido no corpo. Não ampliou o espaço. Braço bem colado. Ainda bem que tinha o VAR, que salvou a decisão equivocada do Raphael Claus”.
Situação do Fluminense para o jogo de volta

BA – SALVADOR – 28/08/2025 – COPA DO BRASIL 2025, BAHIA X FLUMINENSE – Tumulto entre jogadores do Bahia e jogadores do Fluminense durante partida no estadio Fonte Nova pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Marcio Jose/AGIF
Além dos pênaltis questionados, o Fluminense teve um gol anulado ainda no primeiro tempo. Kevin Serna marcou de cabeça, mas estava em posição irregular após desvio de Martinelli. Com isso, o time carioca saiu em desvantagem para a partida da volta, marcada para o dia 10 de setembro, às 19h, no Maracanã.

Veja também
Samuel Xavier, do Fluminense, se pronuncia sobre lesão sofrida: “Algo que nunca senti como jogador”
Para avançar, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença. Caso devolva o placar mínimo, a decisão irá para os pênaltis. O Bahia, por sua vez, joga pelo empate para ficar com a vaga na semifinal da Copa do Brasil. O classificado enfrentará Vasco ou Botafogo, enquanto os possíveis adversários na final são Cruzeiro, Atlético, Corinthians ou Athletico-PR.




