Ceará e São Paulo disputaram pela vitória nesta segunda-feira (29), com 1 a 0 para o time alvinegro. Com o resultado, as probabilidades de rebaixamento para clubes da parte de baixo da tabela foram recalculadas, como do Atlético-MG.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o resultado positivo para o Ceará alterou ligeiramente os percentuais de risco para algumas equipes que estavam mais sossegadas em relação ao Z4.
Até então, o Atlético-MG vinha com índice razoavelmente baixo de probabilidade de queda após superar adversários diretos. Com a vitória recente sobre o Mirassol, o respiro de alívio aumentou, mas diminuiu após a vitória do Ceará.
Os números para os times
O Galo subiu na classificação para a 14ª posição, mas teve seu risco de rebaixamento ajustado para 7,6%, segundo a UFMG. Antes da rodada, esse número estava em torno de 7,1%.

CE – FORTALEZA – 20/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, CEARA X BAHIA – Lourenco jogador do Ceara comemora seu gol durante partida contra o Bahia no estadio Arena Castelao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Lucas Emanuel/AGIF
O levantamento também mostrou mudanças para times como Vasco, Corinthians e Santos, que tiveram aumento de risco após o resultado fora de casa do Vozão contra o São Paulo.
Para o Atlético, o cenário é de cautela: a margem de erro diminui, e a sequência de resultados negativos pode dar um empurrão para uma disputa ainda mais acirrada contra rivais diretos.
Quando é o próximo confronto do Galo?
Atlético-MG e Juventude se enfrentam hoje, às 21h30, na Arena MRV, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo tem desfalques importantes, como Everson, e aposta na estreia do jovem Gabriel Delfim para manter o controle da partida.

Veja também
Rony quebra jejum de assistências pelo Atlético-MG em jogo contra o Mirassol




