Sormani prevê caminho sem volta para Palmeiras e Flamengo: “Vão ter que virar SAF”

Sormani acredita em SAF nestes grandes clubes do Brasil

Sormani comenta sobre SAF no Palmeiras, Flamengo e Santos. (Foto: Reprodução/Placar
Sormani comenta sobre SAF no Palmeiras, Flamengo e Santos. (Foto: Reprodução/Placar

Futuro de SAF no Palmeiras, segundo Sormani

O Palmeiras, mesmo consolidado como uma das potências do futebol brasileiro , poderá em breve precisar se adaptar às novas dinâmicas de gestão que vêm ganhando força no cenário nacional. A análise é do jornalista Fábio Sormani, que, durante participação no programa “Opinião Placar”, afirmou que até clubes estruturados como o Verdão e o Flamengo devem considerar a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para manterem a competitividade.

Na visão do comentarista, o modelo empresarial tem se mostrado cada vez mais necessário diante das exigências do futebol moderno. Ele apontou o Santos como exemplo oposto: atravessando uma fase crítica, o clube ocupa a zona de rebaixamento do Brasileirão e foi eliminado em casa na terceira fase da Copa do Brasil — reflexo, segundo Sormani, de um processo de declínio que já vinha desde a queda para a Série B no ano anterior.

Sormani ainda destacou os casos de Botafogo e Atlético-MG como evidências de que a adesão ao formato SAF pode provocar uma reconfiguração no equilíbrio de forças do futebol nacional. Para ele, essas equipes já começaram a desafiar a hegemonia de Palmeiras e Flamengo, e a tendência é que esse movimento se intensifique nos próximos anos.

PUBLICIDADE

“Se o Santos não virar SAF, não tem jeito. Não tem jeito. E quando os times começarem a virar SAF e se tornarem competitivos, Palmeiras e Flamengo vão ter que virar também, porque vai acabar essa hegemonia dos dois”, disse.

Botafogo e Atlético-MG são exemplos

Na continuidade de sua análise, Fábio Sormani recorreu aos exemplos de Botafogo e Atlético-MG para sustentar seu argumento a favor da transformação dos clubes em SAFs. De acordo com ele, ambas as equipes já começam a incomodar gigantes como Palmeiras e Flamengo, o que comprovaria a eficácia do modelo empresarial na gestão esportiva.

Segundo o comentarista, a tendência é que esse movimento se intensifique no futebol brasileiro nos próximos anos. Para ele, o sucesso recente dos clubes que aderiram à SAF evidencia uma mudança de paradigma, capaz de alterar a hierarquia tradicional do esporte nacional e forçar até os líderes do atual cenário a repensarem suas estruturas.

PUBLICIDADE
Botafogo celebrando o titulo da Libertadores 2024 no Rio de Janeiro,. (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Botafogo celebrando o titulo da Libertadores 2024 no Rio de Janeiro,. (Foto: Wagner Meier/Getty Images)

Única saída para o Santos é a SAF?

Paulinho mira conquistar mais espaço no Palmeiras diante do Vasco da Gama

Veja também

“O Botafogo já está entrando (na SAF), teve o Atlético. Outros times vão começar a entrar também. O dinheiro que Palmeiras e Flamengo fazem hoje, a SAF faz também. Então, não vão mais nadar de braçada como nadam hoje em dia. Mas, para o Santos, a única saída nesse momento é virar SAF”, finalizou o jornalista.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
Apostas

Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

Cristiane marca dois e Flamengo bate Ferroviária no Brasileirão Feminino
Futebol Feminino

Cristiane marca dois e Flamengo bate Ferroviária no Brasileirão Feminino

Sormani afirma que jogador do Santos tem vaga no Flamengo
Campeonato Brasileirão

Sormani afirma que jogador do Santos tem vaga no Flamengo

Pedro projeta Flamengo contra o Cruzeiro 
Flamengo

Pedro projeta Flamengo contra o Cruzeiro 

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo