Diretor de futebol do Flamengo, José Boto gravou um vídeo nesta segunda-feira (27) para reclamar da arbitragem no jogo com o São Paulo. Para o dirigente rubro-negro, o toque na mão de Wendell deveria ter sido pênalti para o time carioca. O português acredita que, se a CBF entende que não há falta, precisa deixar o critério claro.
“No jogo de ontem, tem que ser claro se a utilização do braço ostensivamente, mesmo perto do corpo para tirar vantagem, é falta ou não. Tem que vir a comissão de arbitragem da CBF e dizer que não é falta em nenhum estado do Brasil e em nenhuma parte do campo. E pode fazer gol com o braço assim.”
“Aquilo é pênalti porque ele tira vantagem da posição do braço, é uma clara intenção de desviar com o braço. De qualquer forma, a comissão tem que vir e dizer: ‘Não, aqui a regra é sempre essa’. Isso ajuda o árbitro e o VAR. Eu não culpo o Daronco, a visão dele podia não ser a mais clara, mas a do VAR tem que ser clara.”
“E se a regra é essa, tem que ser para sempre. O que não pode acontecer é eu ouvir especialistas de arbitragem dizendo que podia marcar ou não. Isso que cria e gera polêmicas e faz com que a arbitragem não tenha tranquilidade suficiente para fazer bom trabalho.”
Boto questionou o semiautomático
Nos últimos minutos de Flamengo x São Paulo, Samuel Lino chegou a marcar um gol, mas foi anulado por impedimento. O Brasileirão passou a usar o sistema semiautomático; no entanto, o momento do passe não foi mostrado, focando apenas no jogador impedido e quem dá condição ou não. Boto reclamou desse detalhe.
“Eu não sou especialista em tecnologia, mas quando a linha é traçada? O impedimento é traçado no momento do passe, e isso nunca é visível nas imagens que dão. Uma imagem que mostra a altura da bola sair, e depois traçada. Ontem só mostrou os dois jogadores (na área), não temos certeza (do momento).”
“Não estou a duvidar que não foi traçada na altura que o passe é feito. Mas isso que a CBF tem que esclarecer. E dizer: ‘Amigos, está certo ser traçado assim, falta um software para mostrar isso’. Isso evita qualquer polêmica. Mas o que se pede são critérios iguais. E isso depende da comissão de arbitragem da CBF.”
Flamengo x São Paulo
No Maracanã, o Flamengo empatou com o São Paulo por 1 a 1. Com o resultado, perdeu a chance de diminuir a diferença para o Palmeiras. Somando 38 pontos após 19 jogos, o Rubro-Negro tem seis pontos a menos que o time paulista, que perdeu na última rodada.




