Claus confirmado em Corinthians x Santos
Neste domingo (18), às 16h, Corinthians x Santos se enfrentam na Neo Química Arena, em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Portanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que Raphael Claus comandará a arbitragem do clássico.
Claus contará com a assistência dos bandeirinhas Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima. Além disso, o suporte ao trio de arbitragem ficará a cargo de Fagson Junior dos Santos Silva, designado como quarto árbitro. Por fim, cabe destacar que o árbitro de vídeo (VAR) será Caio Max Augusto Vieira, oriundo do Rio Grande do Norte, o único fora do quadro paulista, estado dos demais profissionais envolvidos na condução da partida.
Polêmicas com Raphael Claus
A nomeação de Raphael Claus para o clássico gerou forte reação negativa entre os torcedores de Corinthians e Santos. Nas redes sociais, ambas as torcidas expressaram descontentamento com a escolha da CBF. Críticas e desconfiança quanto à imparcialidade dominaram os comentários dos internautas.
“se já era muito difícil antes, agora tá impossível”
“O que fizemos pra merecer tanto castigo meu Deus?”
“3 pontos para o Palmeiras.”
Além das reações imediatas nas redes sociais, a nomeação de Raphael Claus segue alimentando controvérsias entre as torcidas. Durante a final do Campeonato Paulista deste ano, a escolha do árbitro pela Federação Paulista de Futebol já havia causado revolta entre os corintianos, que questionam sua presença em confrontos decisivos envolvendo o clube.
Aliás, entre os santistas, o sentimento também é de desconfiança. Na decisão estadual de 2023, parte significativa da torcida não aceitou a penalidade marcada sobre Endrick, do Palmeiras, lance considerado decisivo para a conquista do título pelo rival.

Árbitro Raphael Claus durante partida entre Flamengo e Vasco no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Histórico de Corinthians x Santos em 2025
O primeiro duelo entre Corinthians e Santos nesta temporada ocorreu em 12 de fevereiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Dessa forma, na ocasião, com a presença de Neymar entre os torcedores, o time santista foi superado por 2 a 1, com dois gols de Yuri Alberto. Guilherme, então artilheiro da competição, descontou para o Peixe.

Veja também
Ex-Corinthians, Róger Guedes está na mira do Cruzeiro, mas valores altos podem atrapalhar
Posteriormente, os rivais voltaram a se enfrentar em 9 de março, pela semifinal do estadual. Novamente, o Corinthians levou a melhor, vencendo por 2 a 1 com gols de Garro e Yuri Alberto, enquanto Tiquinho balançou as redes para o Santos.




