Grêmio punido pelo STJD
O Grêmio recebeu punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determinou a perda de um mando de campo e aplicou multa de R$ 10 mil. Assim, o tribunal anunciou a decisão na manhã desta sexta-feira (27), em resposta aos episódios registrados no primeiro confronto da final do Campeonato Gaúcho, disputado em 8 de março, na Arena, em Porto Alegre.
Dessa forma, na ocasião, o Internacional venceu por 2 a 0, com gols marcados por Carbonero e Alan Patrick. Durante o clássico, a torcida gremista atirou objetos em direção ao campo, como bobinas de papel, garrafas e artefatos explosivos, conforme registrado em súmula pelo árbitro da partida, Ramon Abatti Abel.
Anteriormente, em março, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) já havia condenado o clube a uma multa no mesmo valor, além da perda de dois mandos de campo. Contudo, ao recorrer ao Pleno do TJD-RS, o Grêmio conseguiu reduzir a penalidade, mantendo-se apenas a multa financeira. Portanto, diante disso, a Procuradoria solicitou que o STJD revisasse a decisão, o que culminou na nova sanção imposta.
Quanto ao cumprimento da pena, a tendência inicial é que o jogo com mando suspenso ocorra no Campeonato Gaúcho de 2026. No entanto, o departamento jurídico do clube avalia a possibilidade de antecipar a execução da punição para a Copa FGF, torneio previsto para setembro deste ano e tradicionalmente disputado com a equipe sub-20 do Grêmio.
Súmula de Ramon Abatti Abel
“A torcida da Geral do Grêmio, após o gol, arremessou várias bobinas de papel em direção ao campo. Aos 25 minutos do primeiro tempo, após o segundo gol do S.C. Internacional, uma bomba saiu da torcida gremista e explodiu próxima ao assistente 2, sem causar ferimentos. Aos 43 minutos, durante o aquecimento dos jogadores do Internacional, um torcedor da mesma área atirou um rolo de bobina que atingiu o rosto do atleta nº 19, Rafael Santos Borré Maury. O árbitro interrompeu a partida por dois minutos e reiniciou o jogo após a chegada do policiamento.
Nos acréscimos do segundo tempo, uma garrafa de Pepsi-Cola foi arremessada em direção ao campo de jogo. O objeto partiu do setor da torcida organizada Geral do Grêmio. Apesar da gravidade do ato, nenhum jogador foi atingido pela garrafa. O árbitro registrou todos os episódios na súmula da partida.”

Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Próximos jogos do Grêmio
Primeiro, o Tricolor volta a campo no Brasileirão, enfrentando o Cruzeiro, fora de casa, no dia 13 de julho, às 20h30 (de Brasília). Esse será o primeiro desafio após o retorno da competição em 12 de julho e será fundamental para o Grêmio buscar recuperação na tabela .

Veja também
Marlon ‘recusa’ volta ao Cruzeiro e deve permanecer no Grêmio de Mano Menezes em 2026
Em seguida, a equipe segue para os confrontos da Copa Sul‑Americana. Na ida dos playoffs, o Grêmio enfrenta o Alianza Lima no dia 16 de julho, às 21h30, na casa do clube peruano. Por fim, a partida de volta acontece em 23 de julho, às 21h30, desta vez em Porto Alegre




