Atletas da base reforçam o Corinthians
O Corinthians mantém o foco total na preparação para o confronto diante do Grêmio, no dia 12 de junho, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Neste sábado (7), no CT Dr. Joaquim Grava, a equipe intensificou os trabalhos sob o comando de Dorival Júnior. Dessa forma, o treinador aproveitou a atividade para integrar sete jovens das categorias de base: os goleiros Cadu e Gustavo Milani, o zagueiro Gama, os meio-campistas Bahia, Dieguinho e Yago, além do atacante Kauê Furquim.
Desde que assumiu o comando técnico, é a primeira vez que Dorival conta com uma semana livre para treinos mais aprofundados. Essa pausa no calendário se deve à Data Fifa, que deixou o treinador sem oito jogadores convocados por suas respectivas seleções. São eles: Hugo Souza, Memphis, Félix Torres, Romero, José Martínez, André Carrillo, Breno Bidon e Felipe Longo.
Aproveitando o cenário favorável, Dorival intensificou a observação dos jovens atletas. Portanto, de maneira atenciosa e cautelosa, o comandante tem demonstrado empenho em lapidar os talentos do clube, que devem ganhar mais espaço ao longo da temporada. Na última sexta (6), ele manteve longo diálogo com o atacante Kayke. Atleta que foi pouco utilizado na gestão anterior, sob o comando de Ramón Díaz.
Essa mudança de abordagem reforça uma nova diretriz no elenco corinthiano, cada vez mais dependente das soluções internas, especialmente diante de um plantel reduzido. Na rodada anterior do Brasileirão, diante do Vitória, o empate sem gols marcou também a estreia do jovem Gui Negão no time principaL.
Ramón Díaz pouco utilizava a base
Vale destacar que essa postura contrasta com o modelo adotado na temporada passada. Isso porque o então técnico Ramón Díaz foi mais contido na utilização da base. A exceção ficou por conta do meia Breno Bidon, que ganhou espaço no Campeonato Brasileiro de 2023, mas perdeu protagonismo após a chegada do treinador argentino.
Assim, diante desse cenário, o momento representa uma oportunidade estratégica para Dorival Júnior ajustar conceitos táticos. Além de permitir uma preparação mais detalhada para o restante da temporada, esse período pode marcar o início de uma nova fase no Corinthians, pautada na valorização da base e na formação de uma equipe mais equilibrada entre juventude e experiência.

Dorival Júnior comandando treino do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Grêmio x Corinthians pelo Brasileirão
Por fim, o compromisso contra o Grêmio, às 20h (horário de Brasília), será o último do Corinthians antes da paralisação do Campeonato Brasileiro por conta da realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Por fim, após a partida em Porto Alegre, o elenco deverá usufruir de duas semanas de folga, com retorno previsto para treinamentos nas duas semanas subsequentes.

Veja também
Sormani pede Yuri Alberto, atacante do Corinthias, na Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti




