Duelo no Mundial de Clubes
O Botafogo enfrentou o PSG nesta quinta-feira (19), no Rose Bowl, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O Fogão venceu por 1 a 0, com gol de Igor Jesus.
O confronto demonstrou um cenário de grande disparidade na posse de bola, com a equipe francesa detendo impressionantes 75% do tempo, contra apenas 25% do adversário. Esse controle absoluto se refletiu diretamente na presença ofensiva do Paris Saint-Germain.
O PSG realizou 238 passes no terço final do campo, em um contraste marcante com os 41 passes do Alvinegro na mesma área. A superioridade se estendeu às finalizações, com 16 arremates dos europeus contra apenas 4 dos cariocas. No entanto, apesar do volume de jogo e da pressão imposta, a meta defendida por John não sofreu grandes sustos, mostrando a solidez defensiva da equipe carioca diante do poderio ofensivo francês.
Renato Paiva anulou o PSG
Renato Paiva entrou com três volantes no meio-campo e recuou Artur e Savarino, para ajudar na marcação e diminuir as ações dos pontas do clube francês, Kvaratskhelia e Doué. O foco dos cariocas foi o contra-ataque, durante o jogo todo. Após roubada de bola Savarino encontrou Igor Jesus, que abriu o placar aos 34 do primeiro tempo.
O Paris Saint Germain mantinha a posse de bola com Vitinha no meio-campo – quem mais teve ações na partida – Kvaratskhelia foi a principal opção de passe, tentando jogadas individuais, pelo lado direito da defesa do Fogão, mas pouco foi eficaz.
O Botafogo defendeu muito bem a entrada da área, PSG trocou passes tendo dificuldade em encontrar espaços e finalizar contra o goleiro John. Os franceses tentavam bolas alçadas na área, mas Barboza e Jair conseguiam tirar a maioria.

Beraldo e Igor Jesus disputando a bola em PSG x Botafogo – (Photo by Sean M. Haffey – FIFA/FIFA via Getty Images)
Atuando numa formação 4-5-1, Igor Jesus jogava sozinho na frente, recebendo lançamentos para brigar com algum dos dois defensores: Beraldo, Pacho.

Veja também
Botafogo é elogiado por Xabi Alonso, do Real Madrid, e outros grandes do futebol mundial
Foco na sequência
O Botafogo retorna a campo diante do Atlético de Madrid-ESP na próxima segunda-feira (23), às 16h, pela terceira rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes, o confronto será no Rose Bowl.