Barbieri criticou o Athletico
O Athletico tenta voltar para o Brasileirão Série A. No fim do ano passado, já rebaixado, o técnico contratado para essa missão foi Maurício Barbieri. Só que, sem ter bons resultados no início de 2025, o treinador foi demitido. Em entrevista ao Zona Mista do Hernan, do colunista do UOL André Hernan, o treinador criticou o projeto esportivo do Furacão:
“Eu acho que o Athletico ainda é um modelo em muitas áreas. Eu acredito que não seja um modelo em relação a projeto esportivo. Estou tomando a licença aqui de separar agora o que é estrutura, o que é gestão, o que é desenvolvimento de clube, eu acho que o Athletico tem uma trajetória fantástica nesse sentido.”
“Você mesmo citou estádio, centro de treinamento super organizado, paga tudo em dia. Agora isso é uma coisa. A construção de um projeto esportivo, o desenvolvimento de um projeto plurianual pra muitos anos, aí eu acho realmente que o Athletico não tem conseguido manifestar isso, não tem ido nessa linha.”
Troca de técnicos e jogadores
Barbieri também fez outras reclamações e, em certo momento citou a rodagem de técnicos e jogadores: “Essa troca constante de treinadores, na minha opinião, é extremamente prejudicial. A rodagem grande também de elenco.” Ao focar no Athletico, afirmou que isso também aconteceu no CAP:
“Quando eu recebo o convite, o elenco era um. Quando eu desço do avião, o elenco já era outro. E aí, na semana seguinte, o elenco foi completamente reformulado. Poucos jogadores ficaram. Eu me atrevo a dizer que menos de 10%. E quando você tem uma mudança tão grande de elenco, com exigência, com cobrança, com pressão por resultado, você precisa ter tempo para desenvolver as coisas.”
“Meu desafio como treinador em muitos momentos não é ensinar o jogador a jogar futebol. Mas é fazer com que o jogador consiga jogar dentro de um coletivo, que é uma estrutura coletiva. Isso leva tempo. Você responde de um jeito, outro jogador responde de outra maneira. Um jogador de fora que está chegando, um estrangeiro, demora um tempo para se adaptar. Alguns se adaptam em dois, três meses, outros levam seis meses, outros levam um ano. Muitos não se adaptam.”

Foto: Duda Matoso/athletico.com.br – Barbieri durante confronto contra o Brusque na Copa do Brasil 2025.
Qual o próximo jogo do Athletico?
Neste domingo (1), o Athletico irá visitar o Operário, pela 10ª rodada da Série B. A partida começa às 16h (horário de Brasília), no estádio Germano Krüger. As duas equipes estão próximas na tabela, com a mesma pontuação. Os donos da casa estão na 10ª posição e o Furacão é o 11º colocado.

Veja também
Kevin Velasco tem lesão confirmada e tempo de recuperação é exposto no Athlético-PR




