Renato Paiva demitido do Fortaleza
Renato Paiva não resistiu aos maus resultados do Fortaleza. O treinador português foi demitido na última terça-feira (2) após uma curta passagem de 10 jogos. O aproveitamento chamou a atenção: apenas 20% dos pontos conquistados.
Dos 10 jogos sob o comando de Paiva, o Fortaleza conquistou apenas uma vitória – diante do RB Bragantino por 3×1 em julho. Fora isso, foram seis derrotas (sendo as quatro últimas consecutivas) e três empates. O desempenho levou à eliminação para o Vélez na Libertadores e à queda ao 19º lugar no Brasileiro.
Dada a crise no Leão, a diretoria decidiu pela demissão do treinador português após um mês e meio no cargo. Esta é a segunda troca de treinador no clube cearense durante o Brasileiro, que já contou com a saída do argentino Juan Pablo Vojvoda, que ficou quatro anos.
Ataque pobre e defesa vazada
Na passagem de Paiva, nem ataque, nem defesa conseguiram ser eficientes. Com uma média abaixo de 1 gol por jogo, o Fortaleza somou 8 gols em 10 jogos com o treinador português. À exceção do jogo com o RB Bragantino, quando marcou três gols, a equipe não conseguiu fazer dois gols em nenhuma outra partida – passou em branco em quatro jogos.
Do lado da defesa, o Laion levou 17 gols e cedeu 34 oportunidades aos adversários, de acordo com a plataforma SofaScore. O empate por 0x0 com o Vélez no Castelão foi o único jogo sem sofrer gols com Paiva.
Diretoria define o perfil do próximo técnico
A diretoria do Fortaleza já definiu o perfil do próximo técnico: mais defensivo. Segundo o site GE, existe o incômodo pelo alto número de gols sofridos pela equipe no Brasileiro. Este foi um dos motivos pela demissão de Renato Paiva, já que a defesa tornou-se a segunda mais vazada da Série A – com 34 gols.
Por enquanto, o Leão será comandado por Léo Porto, técnico do Sub-20, no retorno aos treinos nesta quinta-feira (4). O próximo compromisso será contra o Vitória no Castelão, no dia 13 de setembro, pela 23ª rodada do Brasileiro.
