Guto Ferreira explica saída em 2016
O Chapecoense era comandado pelo técnico Guto Ferreira em 2016, até que o técnico decidiu aceitar proposta do Bahia. O treinador havia subido com a Chape para a Série A, mas escolheu voltar para a Série B. Em entrevista ao Abre Aspas, do ge, explicou sua decisão:
“Primeiro, são coisas que acontecem e que, na hora, você não entende. Quem quiser acreditar, acredita. Quem não quiser, não acredita. Eu estava em oitavo, entre os dez primeiros do Brasileiro com a Chape, fazendo uma grande campanha.”
“Então vem a proposta do Bahia, bicampeão brasileiro, torcida enorme, processo de reconstrução de imagem. Minha primeira oportunidade real de trabalhar num clube de massa depois do Internacional. No Inter, eu era auxiliar que cresceu. No Bahia, chegaria como profissional consolidado. Só que era Série B, e eu estava na Série A.”
Saída foi ‘livramento’
Guto Ferreira deixou a Chapecoense em junho, o acidente aconteceu em novembro. Ao continuar no assunto, o técnico afirma que ‘sentiu’ que devia sair do clube de Chapecó. Segundo o treinador, sua família não queria, mas Guto afirma que foi um ‘livramento’:
“Chapecó te conquista. A cidade e as pessoas te cativam. Quem viveu lá, pode explicar. É muito bom. E o lado pessoal pesa. Minha família não queria que eu fosse. Não consegui dizer não. Meus auxiliares queriam ir. Confirmei. Mas aquilo ficou na minha cabeça. Intuição. Senti que era para eu sair.”
“Comecei a conectar detalhes daquele momento com outras experiências. Outras histórias daqueles que estavam no avião. E percebi: existe algo maior. Falamos de livre-arbítrio, mas até onde ele interfere? O que é seu está destinado a acontecer. Ali foi um livramento.”
“Só entendi depois o que era aquele sentimento que me impulsionou a deixar a Chape e aceitar o Bahia. Eu achava que era outra coisa. Muitas coisas acontecem assim. A oportunidade vem quando tem que vir. Eu sempre acreditei nisso. E, depois do acidente, essa certeza só ficou mais forte, e cresce a cada dia.”
Chapecoense no mercado da bola
A Chapecoense está de volta à Série A e busca reforços para a próxima temporada. O clube ainda não anunciou nenhum jogador, mas algumas negociações já são dadas como certas. Há uma lista de alvo do time, como: Chrystian Barletta, Gabriel Boschilla, Hermes, Jean Carlos, Rafael Thyerre, entre outros.
